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Título: (Re)conhecendo nosso ambiente, uma adaptação de diagnóstico participativo para a apreensão, reflexão e ação sobre a realidade
Autor(es): Morales, Guilherme Baroni
Orientador(es): Avanzi, Maria Rita
Coorientador(es): Gastal, Maria Luiza de Araújo
Assunto: Educação ambiental
Ciências da vida
Ecologia humana
Ensino fundamental
Data de publicação: 4-Dez-2013
Referência: MORALES, Guilherme Baroni. (Re)conhecendo nosso ambiente, uma adaptação de diagnóstico participativo para a apreensão, reflexão e ação sobre a realidade. 2013. 153 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Esta pesquisa-ação foi desenvolvida com estudantes da 8ª série do Ensino Fundamental da rede pública de ensino do Distrito Federal com o objetivo de investigar o potencial de um Diagnóstico Participativo como ferramenta da educação ambiental crítica. Foram analisadas as possíveis contribuições de um ensino voltado para a problematização das relações socioambientais na elaboração de conhecimentos para a ação. Os recursos e instrumentos-diagnóstico elaborados foram investigados como ferramentas para a práxis ambiental a partir de uma abordagem compreensiva de meio ambiente. Trabalhando em grupos, os estudantes caracterizaram a dinâmica da comunidade a partir de temas de interesse. O processo de investigação e caracterização revelou alguns conflitos e problemas locais que foram discutidos e reformulados como saberes para a ação. O diálogo entre os jovens e com a comunidade proporcionou apreensões críticas das relações sociais e uma postura participativa diante do trabalho em grupo. Os resultados indicam o potencial de um Diagnóstico Escolar Participativo como práxis ambiental na articulação de pessoas e saberes, também apontam algumas contribuições de atividades dialógico-reflexivas no processo de apropriação crítica da realidade. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This action-research was conducted in 8th grade classes of a public primary school located on Distrito Federal, Brazil in order to investigate the potential of a Participatory Diagnosis as a tool for critical environmental education. We analyzed the possible contribution of a teaching that questions our environmental relationships in developing knowledge for action. The developed resources and diagnosis-tools were investigated as tools for environmental praxis from a comprehensive approach to the environment. Working in groups, students characterized the dynamics of the community from topics of interest. The process of investigation and characterization revealed some local conflicts and problems that were discussed and reformulated as knowledge for action. The dialogue between young people and the community, provided critical concerns of social and participatory stance on group work. The results indicate the potential of a Participatory Diagnosis as an environmental practice in combining people and knowledge, also presents some contributions from dialogic-reflective activities in critical conception of reality.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2013.
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