Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/14685
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_DeiseBarretoDias.pdf2,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Concepções de meio ambiente e natureza : uma reflexão com alunos de 7º ano do ensino fundamental do Distrito Federal
Autor(es): Dias, Deise Barreto
Orientador(es): Avanzi, Maria Rita
Assunto: Educação ambiental
Natureza
Cultura
Blogs
Ensino fundamental
Data de publicação: 25-Nov-2013
Referência: DIAS, Deise Barreto. Concepções de meio ambiente e natureza: uma reflexão com alunos de 7º ano do ensino fundamental do Distrito Federal. 2013. 142 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Esta dissertação teve como objetivo investigar o potencial de atividades educativas relacionadas à temática ambiental, em uma perspectiva integradora entre natureza e cultura, para ampliação da visão de meio ambiente e incentivo a atitudes de respeito consigo e com o meio entre alunos de 7º ano de Ensino de uma escola particular localizada em Sobradinho-DF. Para tal optou-se pela pesquisa qualitativa, que se caracteriza pela inserção do investigador no ambiente e situação investigada, pelo caráter descritivo dos dados obtidos e por ter foco no processo da pesquisa. Em uma primeira etapa, foram investigadas concepções de meio ambiente dos alunos, sendo que os materiais produzidos pelos discentes, os depoimentos fornecidos por meio de entrevista semiaberta e as notas de campo oriundas de observação participante compuseram o rol de informações submetido à análise. Dessa etapa, foi possível observar que a ideia de meio ambiente como sinônimo de natureza intocada foi predominante entre os discentes. Na etapa seguinte da pesquisa, foram realizadas intervenções educativas por meio de atividades multidisciplinares numa perspectiva socioambiental, com foco no tema biomas brasileiros, em especial o Cerrado. Parte da produção resultante das intervenções educativas foi postada em um blog, cujos registros também serviram como material de pesquisa. Os resultados da investigação sugerem que atividades educativas que abordem uma relação de integração natureza-cultura de forma dialógica potencializam uma sensibilização nos discentes para uma “troca de lentes” com a finalidade de despertar reflexões acerca da visão socioambiental, ou seja, contribuir para que os alunos reconheçam os termos natureza e cultura não como polos distintos, mas integrados. ________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The aim of this thesis is to investigate the potential of educational activities related to environmental issues in an integrated perspective between nature and culture, to expand the view on the environment and encourage respectful attitudes toward themselves and the environment among 7th grade students of a private school located in Sobradinho-DF. To this end it was opted for a qualitative research, which is characterized by the insertion of the researcher in the investigated environment and situation, due to the descriptive character of the data and the focus on the research process. As a first step, students’ conceptions of the environment were investigated, where the materials produced by them, the testimony provided in a semi-structured interview, and the field notes derived from participant observation comprised the analyzed information. From this step, it was observed that the idea of the environment as synonymous with untouched nature was prevalent among students. In the next stage of the research, educational interventions were conducted through multidisciplinary activities in a socio-environmental perspective, focusing on the Brazilian biomes theme, specially the Cerrado. Part of the output from educational interventions was posted on a blog, whose records also served as research material. Research materials suggest that educational activities that address a relationship of integration between nature and culture in a dialogical form allow to sensitize students to “change lenses” for the purpose of encouraging reflections on the socio-environmental vision, i.e., to help students recognize the terms nature and culture not as distinct, but integrated parts.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, 2013.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.