Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/14544
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_JoseAlejandroSebastianBarriosDiaz.pdf1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Brasil, de receptor a doador? : o caso da cooperação em hiv/aids do Brasil em Moçambique
Autor(es): Barrios Díaz, José Alejandro Sebastian
Orientador(es): Zapata, Julie Schmied
Assunto: Cooperação internacional
Relações internacionais - Brasil - Moçambique
Desenvolvimento
Data de publicação: 8-Nov-2013
Referência: BARRIOS DÍAZ, José Alejandro Sebastian. Brasil, de receptor a doador?: o caso da cooperação em HIV/aids do Brasil em Moçambique. 2013. [133] f., il. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sociedade e Cooperação Internacioal)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A dissertação explora o campo da cooperação internacional em uma perspectiva multidisciplinar, buscando refletir sobre o novo perfil de doador assumido pelo Brasil. Em uma abordagem qualitativa, relações internacionais, teorias do desenvolvimento e saúde pública se reúnem para subsidiar uma análise que, a partir de um caso específico – a cooperação internacional do Brasil em Moçambique, na área de HIV/Aids, busca trazer elementos que elucidem a formação de um perfil brasileiro de cooperação internacional. Neste sentido, em um primeiro momento, se discutem os principais conceitos e agendas da cooperação internacional contemporânea, teorias do desenvolvimento e saúde pública, por meio de uma explicação teórica e histórica. Em seguida, se apresenta uma imagem de Moçambique, país que pode ser considerado um laboratório da cooperação, pela forte presença de atores e recursos internacionais. A cooperação do Brasil em HIV/Aids é apresentada nesse cenário, e utilizada como instrumento para refletir sobre a mudança de perfil do país. Política externa, desenvolvimento e interesse nacional se amalgamam nas práticas cooperativas do Brasil e o resultado é a compreensão de elementos que podem caracterizar uma política nacional de cooperação em formação, processo ora em curso, para o qual se dirigiu a pesquisa. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This dissertation explores the international cooperation field in a multidisciplinary perspective, aiming to reflect on the new donor profile assumed by Brazil. Using a qualitative approach, international relations, development theories, and public health are gathered to subsidize an analysis that, from the viewpoint of a specific case – the international cooperation program for HIV/Aids between Brazil and Mozambique – seeks to bring elements that elucidate the formation of a Brazilian profile in international cooperation. In this sense, the main concepts and agendas of contemporary international cooperation, development theories, and public health are initially discussed, by means of a theoretical and historical explanation. Next, an image of Mozambique is presented, a country that can be considered a laboratory for international cooperation due to the strong presence of international actors and resources. The HIV/Aids cooperation program with Brazil is presented in this scenario and is used as an instrument to reflect on the change in the country’s profile. Foreign policy, development, and national interest are merged into the cooperative practices of Brazil and the result is the comprehension of elements that characterize a national policy of cooperation in formation, a process that is now underway, and to which this research was directed.
Unidade Acadêmica: Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, 2013.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.