Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/1403
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO_2008_JoseReginoDeOliveira.pdf1,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMota, Marcus Santos-
dc.contributor.authorOliveira, José Regino de-
dc.date.accessioned2009-03-04T12:53:27Z-
dc.date.available2009-03-04T12:53:27Z-
dc.date.issued2008-
dc.date.submitted2008-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, José Regino de. Dramaturgia da atuação cômica: o desempenho do ator na construção do riso. 2008. 167 f. Dissertação (Mestrado em Artes)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/1403-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, 2008.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo desse trabalho é refletir sobre o papel do ator na encenação cômica, as necessidades e especificidades que envolvem o trabalho do ator na construção do Riso. Para isso foram confrontados os estudos de Freud sobre o Chiste e sua Relação com o Inconsciente, o Sistema das Ações Físicas elaborado por Stanislavski, relatos de experiências colhidas em entrevistas com artistas que trabalham com a arte cômica ou já tiveram experiências com essa arte, minhas experiências com o grupo de Teatro Celeiro das Antas, como professor no departamento de Artes da Universidade de Brasília e como Palhaço. A análise desse material permitiu listar procedimentos para serem usados pelo ator com o objetivo de provocar o Riso. Muitos desses procedimentos são usados não apenas pelos atores, mas também pelas pessoas que utilizam o Riso como forma de comunicação. A proposta é ampliar o repertório de possibilidades dos artistas que trabalham com a produção do Riso. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTpt_BR
dc.description.abstractThis research aims to understand actor’s role in comical performances, as well as the specific characteristics and necessities which involve the actor’s work in provoking laughter. To achieve this goal, different proposals and experiences were compared: Freud´s studies on Jokes and Their Relations to Unconscious; the Method of Physical Action created by Stanislavski; different experiences told in interviews with artists who work with comical performances; as well as the author’s own experience in the Brazilian group Celeiro das Antas, as a teacher at the performance arts department in the University of Brasilia (Brazil) and as a clown. The analysis of such elements permitted to achieve a list of procedures to be applied by an actor in order to lead to laughing. Many of these procedures are adopted not only by actors but also by other professionals who use humor as a mean of communication. The research intends to enlarge the range of possibilities to the artists who work provoking laughter and creating humor.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDramaturgia da atuação cômica : o desempenho do ator na construção do risopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordRisopt_BR
dc.subject.keywordComédiapt_BR
dc.subject.keywordPalhaçopt_BR
dc.subject.keywordEspécie do cômicopt_BR
dc.subject.keywordProcedimento cômicopt_BR
dc.subject.keywordAtuação cômicapt_BR
dc.subject.keywordAção físicapt_BR
dc.subject.keywordAção cômicapt_BR
dc.subject.keywordFreud, Sigmund, 1856-1939pt_BR
dc.subject.keywordStanislavskipt_BR
dc.location.countryBRApt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Artes Visuais (IdA VIS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicaspt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.