Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/14024
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_CriatividadeSituacoesDidaticas.pdf104,78 kBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGontijo, Cleyton Hércules-
dc.contributor.authorSilva, Erondina Barbosa da-
dc.contributor.authorCarvalho, Rosália Policarpo Fagundes de-
dc.date.accessioned2013-08-23T18:51:23Z-
dc.date.available2013-08-23T18:51:23Z-
dc.date.issued2012-01-
dc.identifier.citationGONTIJO, Cleyton Hércules; SILVA, Erondina Barbosa da; CARVALHO, Rosália Policarpo Fagundes. A criatividade e as situações didáticas no ensino e aprendizagem da Matemática. Linhas Críticas, Brasília, DF, v. 18, n. 35, p. 29-46, jan./abr. 2012. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/linhascriticas/article/viewArticle/6823>. Acesso em: 23 ago.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/14024-
dc.description.abstractEste artigo propõe uma articulação entre a Perspectiva de Sistemas para o estudo da criatividade, de Csikszentmihalyi, e a Teoria das Situações Didáticas, no campo da matemática, de Brousseau. Consideramos que a articulação das duas teorias possibilita o estudo da criatividade no processo de ensino e aprendizagem da matemática, na medida em que nos permite compreender a ação dos sujeitos, nas situações de aprendizagem, considerando fatores contextuais. Csikszentmihalyi (1988, 1996, 1999a, 1999b), no estudo da criatividade, e Brousseau (1996a, 2008), no estudo das situações didáticas, integram a ação do sujeito (trabalho do aluno), com o domínio (a situação didática na matemática) e o campo (ação do professor). ___________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis article proposes an articulation between Csikszentmihalyi’s Systems Perspective to the study of creativity and Brousseau’s Theory of Didactical Situations in the field of mathematics. We believe that the articulation of the two theories enables the study of creativity in the process of teaching and learning mathematics as it allows us to understand the action of subjects in learning situations, considering contextual factors. Csikszentmihalyi (1988, 1996, 1999a, 1999b), in the study of creativity, and Brousseau (1996a, 2008), in the study of didactical situations, integrate the subject’s action (the student’s work) with the domain (the didactic situation in mathematics) and the field (the teacher’s action). ___________________________________________________________________________________________________________________ RESUMENen
dc.description.abstractEste artículo propone una articulación entre la Perspectiva de Sistemas para el estudio de la creatividad de Csikszentmihalyi y la Teoría de las Situaciones Didácticas en el campo de la matemática de Brousseau. Consideramos que la articulación de las dos teorías posibilita el estudio de la creatividad en el proceso de enseñanza y aprendizaje de las matemáticas, a medida que nos permite comprender la acción de sujetos, en las situaciones de aprendizaje, considerando factores contextuales. Csikszentmihalyi (1988, 1996, 1999a, 1999b) en el estudio de la creatividad, y Brousseau (1996a, 2008) en el estudio de las situaciones didácticas integran la acción del sujeto (trabajo del alumno), como el dominio (la situación en la matemática) y el campo (acción del profesor).en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasíliaen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleA criatividade e as situações didáticas no ensino e aprendizagem da Matemáticaen
dc.title.alternativeCreativity and didactical situations in the teaching and learning of Mathematicsen
dc.title.alternativeLa creatividad y las situaciones didácticas en la enseñanza y aprendizaje de las Matemáticasen
dc.typeArtigoen
dc.subject.keywordMatemática - estudo e ensinoen
dc.subject.keywordCriatividade (Educação)en
dc.subject.keywordProfessores de matemáticaen
dc.subject.keywordDidáticaen
dc.rights.licenseLinhas Críticas - Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte: http://seer.bce.unb.br/index.php/linhascriticas/index. Acesso em: 23 ago. 2013.en
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)-
dc.description.unidadeDepartamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)-
Appears in Collections:Artigos publicados em periódicos e afins

Show simple item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/14024/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.