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Título: “Professor, quero ser oprimida!” : situação-limite e atos-limites no habitus professoral
Outros títulos: Professor, I want to be oppressed!” : limit-situations and limit-acts in e professorial habitus
Autor(es): Sousa, Carlos Alberto Lopes de
Assunto: Freire, Paulo, 1921-1997
Bourdieu, Pierre, 1930-2002 - crítica e interpretação
Professores e alunos
Data de publicação: Set-2012
Editora: Faculdade de Educação da Universidade de Brasília
Referência: SOUSA, Carlos Alberto Lopes de. “Professor, quero ser oprimida!”: situação-limite e atos-limites no habitus professoral. Linhas Críticas, Brasília, v. 18, n. 37, set./dez. 2012. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/8014/6722>. Acesso em: 01 ago. 2013.
Resumo: Esse artigo tem por objetivo apresentar e discutir episódio ocorrido no ensino superior em que estudante, tendo estudado a Pedagogia do Oprimido (Freire, 1987), demanda explicitamente a condição de ser oprimida pelo professor. O episódio registrado em diário de campo é analisado sob a ótica dos conceitos de situação-limite, inédito-viável, ambos de Paulo Freire (1992), e o de habitus, este último conceito de Bourdieu (1983). O conceito de habitus é posicionado no texto em perspectiva heurística, sendo denominado habitus professoral, nos termos de Silva (2003). O texto conclui que o pensamento freireano deve ser assumido como utopia sustentada no habitus professoral, expressando a negação do fugaz ou insatisfação momentânea e associado a movimento coletivo pela superação do estado das coisas e condições de existência desumanizadoras. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The goal of this article is to present and discuss an event occurred in a higher education environment, when a student, having studied Pedagogy of the Oppressed (Paulo Freire), explicitly demands to be oppressed by the professor. The episode, recorded in field notes, is analyzed from the perspective of the concepts of limit-situations and untested feasibility, both by Paulo Freire (1992), and Bourdieu’s (1983) concept of habitus. The concept of habitus is employed in the text in a heuristic perspective, being expanded and qualified as professorial habitus, as defined in Silva (2003). The text concludes that Freire’s thought should be adopted as a utopia sustained by the professorial habitus, expressing the negation of the fugacious or of fleeting dissatisfaction and associated with a collective movement for overcoming the state of things and dehumanized conditions of existence.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)
Licença: Revista Linhas Críticas - Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0. (CC BY 3.0). Fonte: http://seer.bce.unb.br/index.php/linhascriticas/issue/view/783. Acesso: 01 ago. 2013.
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