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Título: Análise da usabilidade no processo de mediação pedagógica em Educação a Distância a partir da percepção da professora
Autor(es): Silva, Gerson André da Silva e
Orientador(es): Santos, Gilberto Lacerda
Assunto: Ensino a distância
Material didático
Tecnologia educacional
Data de publicação: 26-Jul-2013
Referência: SILVA, Gerson André da Silva e. Análise da usabilidade no processo de mediação pedagógica em Educação a Distância a partir da percepção da professora. 2013. 147 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A utilização das tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem tem chamado a atenção de pesquisadores interessados em conhecer quais reais contribuições elas podem trazer para a educação. O rápido desenvolvimento da Educação a Distância (EAD) no Brasil impulsionou a produção de material didático digital nos últimos anos. Entretanto, disponibilizar material didático digital em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) requer uma adaptação do material, tanto pedagógica quanto técnica. A forma como lidamos com a informação no mundo virtual gera novas demandas cognitivas na compreensão da informação. Nesta pesquisa buscamos analisar o diálogo entre a usabilidade e o processo de mediação pedagógica. Procuramos então aplicar os princípios de usabilidade ao material didático original e procuramos ver se uma mesma professora, ofertando tanto o material didático original quanto o adaptado, demonstraria alguma mudança de percepção no processo de mediação pedagógica. Nossa perspectiva inicial era que, após nossas análises, poderíamos verificar se a aplicação de indicadores de usabilidade seria algo contributório, ou não, para o processo de mediação pedagógica. Mais especificamente, gostaríamos de ver qual indicador contribui mais para a qualificação da mediação pedagógica, bem como os indicadores que não tivessem grande influência. Os resultados demonstram que o material didático adaptado com os indicadores de usabilidade pode propiciar uma prática pedagógica que oportunize múltiplas experimentações, múltiplas expressões, criando uma conexão em rede e que permitem arquitetar percursos hipertextuais. Podemos dizer que a aplicação potencializa o desenvolvimento de uma situação educativa mais interativa, mas que conforme mostramos nesta pesquisa, outros fatores também transpassam a situação educativa a distância, como a avaliação, e podem obstaculizar a efetividade do processo de mediação pedagógica.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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