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Título: Letramento informacional : pesquisa, reflexão e aprendizagem
Autor(es): Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
Assunto: Letramento informacional
Pensamento reflexivo
Data de publicação: 2012
Editora: Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação
Referência: GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Letramento informacional : pesquisa, reflexão e aprendizagem. Brasília: Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2012. 183 p. Disponível em: <http://leunb.bce.unb.br/bitstream/handle/123456789/22/Letramento_Informacional.pdf?sequence=3>.
Resumo: O presente trabalho origina-se, parcialmente, de tese de doutorado, defendida na Universidade de Brasília (UnB). Além disso, incorpora outros textos decorrentes da prática da pesquisadora. O livro estrutura-se em cinco capítulos, que abordam desde o conceito de letramento informacional até estratégias de ensino-aprendizagem e questões práticas. Trata-se de uma publicação de livre acesso, em caráter experimental. O capítulo um apresenta breve retrospectiva da origem do termo ‘letramento’. Em seguida, elabora-se o arcabouço conceitual do letramento informacional e conceitos inter-relacionados, com o objetivo de estabelecer uma terminologia mais rigorosa dos fenômenos, eventos e elementos estudados. Após delinear o arcabouço conceitual, traça-se breve panorama da educação na sociedade contemporânea e a importância do letramento nesse contexto. O segundo capítulo aborda o letramento informacional e a aprendizagem, versando sobre os conceitos de aprendizagem e as relações com o pensamento reflexivo, a experiência, a busca e o uso da informação. O terceiro capítulo trata das questões práticas da aplicação do letramento informacional na educação básica, considerando o pensamento reflexivo como instrumento de aprendizagem significativa. Os projetos de trabalhos são recursos sugeridos para desenvolver a reflexão e abordar os procedimentos de pesquisas de forma contextualizada. Em seguida, a título de exemplificação, apresenta-se proposta dos conteúdos de busca e uso da informação divididos por anos/séries na educação básica. Por fim, discutem-se os principais desafios para implementação do letramento informacional na educação. O quarto capítulo analisa os resultados da pesquisa realizada com aprendizes de mestrado e doutorado de três grandes universidades brasileiras, delineando um mapa das competências informacionais desses pesquisadores em comparação com os padrões de competências sugeridos pela Association of College and Research Library (ACRL/USA) e descrevendo o cenário atualizado da pesquisa no ensino superior. No quinto capítulo, discute-se o papel dos infoeducadores e das bibliotecas como Centro de Recursos de Aprendizagem e integradas ao processo pedagógico. Por fim, apresentam-se sugestões e recomendações gerais sobre a implementação do letramento informacional nas escolas.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Licença: Disponível sob Licença Creative Commons 3.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece nas coleções:Livros e afins

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