Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/12679
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_DialogosEntreArte.pdf178,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Diálogos entre a arte e a educação : uma experiência no ensino da disciplina de administração em saúde
Outros títulos: Dialogue between art and education : an experience in the teaching of health administration classe
Diálogos entre arte y educación : una experiencia en la enseñanza de la asignatura administración en salud
Autor(es): Pires, Maria Raquel Gomes Maia
Spagnol, Carla Aparecida
Brito, Maria José Menezes
Gazzinelli, Maria Flávia de Carvalho
Montenegro, Lívia Cozer
Assunto: Administração em saúde
Formação profissional - enfermagem
Enfermagem - estudo e ensino
Material didático
Data de publicação: 2009
Editora: Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduaçăo em Enfermagem
Referência: PIRES, Maria Raquel Gomes Maia et al. Diálogos entre a arte e a educação: uma experiência no ensino da disciplina de administração em saúde. Texto & Contexto: Enfermagem, Florianópolis, v.18, n.3, Jul./Set. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/tce/v18n3/a20v18n3.pdf>. Acesso em: 02 abr. 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072009000300020.
Resumo: Relata-se a experiência do ensino da administração em saúde em conversas com as expressões artísticas no curso de graduação em enfermagem, mediadas pela obra - As Intermitências da Morte, de José Saramago. Teoriza-se sobre o desenvolvimento da autonomia, do potencial criativo e da capacidade de abstração na formação de enfermeiros por meio da interface entre a arte e a educação. Objetiva-se refletir sobre as possibilidades de aprendizagem a partir das expressões da arte, bem como analisar a experiência do ensino da gestão do Sistema Único de Saúde em diálogo com a arte e a educação. A vivência indica que a interface entre a produção acadêmica, a teorização das práticas, a criatividade, a abstração ética e estética produz sentidos de aprendizagem que ultrapassam a racionalidade instrumental, contribuindo para a formação de cidadãos e profissionais de saúde. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
In this study is described an experience on teaching of health administration in a nursing graduation course, mediated by José Saramago’s book titled - The Intermittency of the Death. It is discussed the autonomy development, the creativity potential and the abstraction capacity during the nursing graduation course, through the interface between art and education. Claiming to show the learning possibilities with the use of art expressions and analyzing the experience of teaching Public Health System management in dialogue with art and education, begins a theoretical reflection on health administration content with the art expression. The experience indicates that the interface between the academic production, the practice theory, the creativity, the ethical and aesthetical abstraction produces learning that goes beyond of the rationality instrumental, contributing to capacity citizens and health professionals. _______________________________________________________________________________________ RESUMEN
En este estudio se describe una experiencia vivida en la enseñanza de la asignatura Administración en Salud, en el curso de enfermería, la cual fue mediada por el libro - Las Intermitencias de la Muerte de José Saramago. Se discute sobre el desarrollo de la autonomía, el potencial creativo y la capacidad de abstracción en la formación de enfermeros, a través de la interfaz entre arte y educación. Su objetivo es reflexionar sobre las posibilidades de aprendizaje usando las expresiones del arte, así como analizar la experiencia de la enseñanza de la gestión del Sistema Público de Salud en diálogo con el arte y la educación. La experiencia vivida indica que la interfaz entre la producción académica, la teorización de las prácticas, la creatividad, la abstracción ética y estética produce sentidos de aprendizaje que van más allá de la racionalidad instrumental, lo que contribuye a la formación de ciudadanos y profesionales de salud.
Licença: Texto & Contexto : Enfermagem - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (Attribution-NonCommercial 3.0 Unported (CC BY-NC 3.0)). Fonte: http://www.scielo.br/pdf/tce/v18n3/a20v18n3.pdf. Acesso em: 02 abr. 2013.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072009000300020
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.