Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/12079
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_SalaAulaProducaoSubjetividades.pdf125,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Sala de aula e produção de subjetividades medos e perigos
Outros títulos: The classroom and the production of subjectivities, fears and dangers
Autor(es): Camargo, Ana Maria Faccioli de
Paroneto, Glaura Morais
Bernardes, Sueli Teresinha de Abreu
Linhares, Martha Maria Prata
Ribeiro, Ormezinda Maria
Assunto: Professores - formação
Professores - avaliação
Professores - treinamento
Data de publicação: Mai-2005
Editora: Faculdade de Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: CAMARGO, Ana Maria Faccioli de et al. Sala de aula e produção de subjetividades medos e perigos. Revista Educação, Porto Alegre, v.28, n.2, 2005. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/420>. Acesso em: 7 fev. 2013
Resumo: O trabalho apresenta uma análise das práticas discursivas presentes em um curso de formação continuada de professores. O objetivo foi compreender as concepções dos professo-res/cursistas sobre o que é ser professor e formação de professores. Partindo de uma reflexão sobre a própria prática educativa, buscamos entender como tais concepções se constituíram, pois ao decifrá-las podemos rompê-las. Os dados foram obtidos a partir do registro de aulas, trabalhos de conclusão e entrevistas semi-estruturadas com os cursistas. A experiência de si, proposta por Foucault, foi nosso guia para a reflexão sobre os resultados que apontam mudanças na maneira de ser do cursista em relação à sua vida e ao trabalho. Narrando suas atividades, professores e cursistas percebem que o curso provocou tentativas de transgressão, após questionarem o já estabelecido, dito e pensado. ___________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study presents an analysis of the discursive practices, which are present in an extended education course for teachers. The purpose of this analysis was to understand the conceptions of the teachers/students about what it means to be a teacher and what teacher training means. Starting from a reflection about their own educational practice, we aim at understanding how such conceptions were built, for while deciphering them, we are able to break them up. The data was obtained from class registers, course conclusion studies and semi-structured interviews with the students. The self-experience proposed by Foucault, was our guide in the reflection about the results that point to changes in students positioning of self in relation to their life and work. Talking about their activities,professors and students are able to see that the course provoked attempts of transgression, after ques-tioning what is already established, said and thought.
Licença: Revista Educação - Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons (Atribuição - NãoComercial - Sem Derivados 3.0 Não Adaptada (CC BY-NC-ND 3.0)). Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/index. Acesso em: 7 fev. 2013
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.