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Título: Modelo geomecânico para os principais solos de Brasília
Outros títulos: Geomechanical model for major soils of Brasilia
Modèle pour sols géomécanique majeurs de brasilia
Autor(es): Castro, Bruno Carrilho de
Orientador(es): Souza, Newton Moreira de
Carvalho, José Camapum de
Assunto: Mecânica dos solos
Solos - classificação
Data de publicação: 21-Set-2012
Referência: CASTRO, Bruno Carrilho de. Modelo geomecânico para os principais solos de Brasília. 2011. ix, 159 f., il. Dissertação (Mestrado em Geotecnia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: A concentração demográfica nas grandes cidades é um fenômeno mundial, estima-se que 85% da população viverá em zonas urbanas nas próximas décadas. Essa população demanda moradia, meios de transporte, empregos e serviços públicos em geral. Para tanto é necessário espaço, espaço este que se torna cada vez mais escasso e, portanto valorizado. A solução apontada por muitos pesquisadores, e que já está sendo colocada em prática em alguns países, é o uso acentuado do espaço subterrâneo, destinando-o a acomodar não apenas infraestrutura, mas também indústrias, comércios, linhas de tráfego e utilidades públicas. Reservando, deste modo, a superfície para atividades mais nobres como a moradia o trabalho e o lazer. Para poder planejar a ocupação não só do espaço subterrâneo como também realizar projetos das diversas estruturas urbanas de formas mais seguras e econômicas são necessárias informações geotécnicas. Este trabalho é resultado da captação e processamento de informações geotécnicas produzidas no Distrito Federal nos últimos anos. Essas informações foram organizadas e tratadas estatisticamente de modo a fornecer subsídios para o melhor entendimento do comportamento geomecânico do subsolo. Como resultados obtiveram-se relações entre os parâmetros de resistência mecânica (c e 𝜙) e dados obtidos em ensaios de campo e laboratório (SPT provas de carga, caracterização). Desse modo verificou-se a possibilidade de se determinar espacialmente o comportamento do solo, o que é muito útil em uma avaliação preliminar para qualquer projeto. Neste contexto o presente trabalho contribui com informações para atender a necessidade de maior aproveitamento do subsolo, de maneira cada vez mais segura, econômica e ágil. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The demographic concentration in large cities is a worldwide phenomenon, it is estimated that 85% of the population live in urban areas in the coming decades. This population demand housing, transportation, jobs and public services in general. This requires space, a space that becomes increasingly scarce and therefore valuable. The solution proposed by many researchers, and is already being put into practice in some countries is the heavy use of underground space and is designed to accommodate not only the infrastructure but also manufacturing, commerce, traffic lines and utilities. Allowing thus the surface for activities such as housing noblest work and leisure. This work is the result of the capture and processing of geotechnical information produced in the Federal District in recent years. These data were treated statistically and organized to provide subsidies to the better understanding of the geomechanical behavior of the subsoil. As a result we obtained relationships between the mechanical resistance (c and 𝜙) and data from field and laboratory tests (SPT, load tests, characterization). Thus there was a possibility of determining the spatial behavior of the soil, which is very useful in a preliminary assessment for any project. In this context this work contributes to the need for greater use of the basement of an increasingly safe, economical and agile. _______________________________________________________________________________________ RÉSUMÉ
La concentration démographique dans les grandes villes est um phénomène mondial, on estime que 85% de la population vivera dans des zones urbaines dans les décennies prochains. Cette population demande d’habitation, moyens de transport, emplois et services publics de manière générale. Pour tout ça il faut de l’espace, et ceci devientde plus en plus insuffisant et donc valorisé. La solution indiquée par plusieurs chercheurs, et qui est déjà mise en pratique dans certains pays, c’est l’usage accentué de l’espace souterrain, le menant à accomoder non seulement de l’infrastructure, mais aussi des industris, des commerces, des lignes de circulation et des utilités publiques. On reserve, comme ça, la surace aux activités plus nobles comme l’habitation, le travail et le loisir. Le présent travail est le résultat du recueil et du traitement des informations géotechniques produites au Distrito Federal aux dernières années. Ces informations ont été organisées et traitées statistiquement de façon à fournir des subsides pour une meilleure compréhension du comportement géomécanique du sous-sol. En conséquence, nous avons obtenu des relations entre la mécanique (c et 𝜙) et données de terrain et des essais en laboratoire(SPT, tests de charge, la caractérisation). Ainsi il y avait une possibilité de déterminer le comportement spatial des sols, qui est très utile dans une évaluation préliminaire pour un projet. Dans ce contexte, le présent travail contribue au meilleur usage du sous-sol, de manière de plus en plus sûre, économique et agile.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Tecnologia (FT)
Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2011.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Geotecnia
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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