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Título: Avaliação de necessidades de treinamento de empresários juniores brasileiros
Autor(es): Campos, Elziane Bouzada Dias
Orientador(es): Abbad, Gardênia da Silva
Assunto: Administração de empresas
Empresários - Brasil
Data de publicação: 24-Mai-2012
Referência: CAMPOS, Elziane Bouzada Dias. Avaliação de necessidades de treinamento de empresários juniores brasileiros. 2012. vi, 250 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações)-Universidade de Brasília, Brásília, 2012.
Resumo: A análise da produção científica aponta para a necessidade de se realizarem pesquisas empíricas embasadas nas proposições e modelos teóricos de Avaliação de Necessidades de Treinamento (ANT), a partir da constatação de que as práticas de ANT ocorrem de maneira pouco sistemática em organizações. Ainda não há relatos de descrição de competências ou identificação de necessidades de treinamento no contexto de Empresas Juniores (EJs), organizações que objetivam contribuir para a formação profissional de seus integrantes. O objetivo geral desta pesquisa foi avaliar necessidades de treinamento de empresários juniores brasileiros, viabilizado por meio de cinco objetivos específicos: (1) identificar competências genéricas de empresários juniores; (2) analisar o contexto das EJs; (3) identificar o que é oportunizado a quem participa de uma EJ; (4) mensurar as necessidades de treinamento de empresários juniores brasileiros e (5) avaliar sua percepção quanto ao suporte oferecido às EJs. Foram realizadas análises documental e bibliográfica; entrevistas coletivas com 34 empresários juniores e 22 entrevistas individuais (com ex-empresários juniores, docentes e profissionais ligados ao fomento de EJs), seguidas de análise de conteúdo. Foi possível mapear 155 conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao trabalho dos empresários juniores. Uma versão reduzida dessas competências foi avaliada em escalas de domínio e importância por uma amostra de 121 empresários juniores, que ainda avaliou o suporte oferecido às EJs por meio de um questionário online. Foram calculadas estatísticas descritivas e o Índice de Prioridade Geral das necessidades. As necessidades de treinamento prioritárias identificadas referem-se a capacidades de analisar cenários e de garantir a efetividade das ações da EJ. Os achados referentes ao que é oportunizado a quem participa de uma EJ validam a capacidade formadora dessas organizações. As limitações das EJs brasileiras referem-se a peculiaridades dessas organizações e ao perfil de seus integrantes. As oportunidades identificam alternativas para o crescimento das EJs. Os desafios e mudanças identificam fatores contextuais capazes de gerar necessidades de treinamento e de restringir a manifestação de competências, convergindo para as avaliações de percepção de suporte oferecido às EJs. Este estudo fornece subsídios para aprimorar o processo de ANT e desenvolver competências de empresários juniores, considerando a influência de seu contexto. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The scientific literature analysis shows the need of empirical research based on the propositions and theoretical models of Training Needs Assessment (ANT). ANT practices are not taking place on organizations systematically. There are no reports describing competences or identifying training needs in the context of Junior Enterprises (EJs), organizations that aim to contribute to the training of its members. The main objective of this research was to evaluate training needs of junior Brazilian entrepreneurs, enabled through five specific objectives: (1) identify generical competences of junior entrepreneurs, (2) analyze the context of EJs, (3) identify opportunities of those who participate in a EJ; (4) measure the entrepreneurs training needs and (5) evaluate their perception of the support offered to EJs. Documental and literature analysis, collective interviews with 34 junior entrepreneurs and 22 individual interviews (with former junior entrepreneurs, professors and professionals linked to the promotion of EJs) were conducted, followed by content analysis. It was possible to map 155 knowledge, skills and attitudes required for the work of entrepreneurs. A reduced version of these competences was assessed through scales of importance and domain, by a sample of 121 junior entrepreneurs. They also evaluated the support offered to EJs through an online questionnaire. Descriptive statistics and the Priority General Index were calculated. The identified training needs relate to the capability to analyze sceneries and to ensure the effectiveness of the EJs actions. The findings relating to the opportunities of those who participate in a EJ validate the formative ability of these organizations. The limitations of Brazilian EJs refer to these organizations peculiarities and to the its members profile. The opportunities identify alternatives for EJs growth. The challenges and changes identify contextual factors that can generate training needs and restrict the expression of competences, what converges to the assessment of perceived support. This results supports the improvement of the ANT process and the skills development of junior entrepreneurs, considering the influence of their context.
Unidade Acadêmica: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Psicologia Social e do Trabalho (IP PST)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2012.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações
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Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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