Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/10468
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_SincroniaRegimeVazante.pdf242,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Sincronia entre o regime de vazante do rio e o comportamento de nidificação da tartaruga da Amazônia Patlocnemis expatisa (Testudinata: Pelomedusidae)
Autor(es): Alho, Cleber José Rodrigues
Pádua, Luiz F. M.
Assunto: Tartaruga - reprodução - Amazônia
Data de publicação: 1982
Editora: Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
Referência: ALHO, Cleber José Rodrigues; PÁDUA, Luiz F. M. Sincronia entre o regime de vazante do rio e o comportamento de nidificação da tartaruga da Amazônia Patlocnemis expatisa (Testudinata: Pelomedusidae). Acta Amazônica, Manaus, v. 12, n. 2, p. 323-326. 1982.
Resumo: Há uma sincronização entre a vazante e o desencadeamento do comportamento de nidificaçào da tartaruga da Amazônia Podocnemis expansa. O comportamento de nidificaçào só começa quando o nível da água se estabiliza em seu nível mais baixo. A imprevisibílidade dos níveis de água no rio Trombetas, um tributário do Amazonas, no Pará, é um fator seletivo importante que influencia a data e a escolha do local da postura de P. expansa. A cheia rápida e imprevisível(conhecida como repiquete) matou em 1980 99% dos embriões nos ovos em contraste com as estações de nidificaçào de 1978, 1979 e 1981 quando 95% dos ovos eclodiram com sucesso.
Licença: Disponível sob Licença Creative Commons 3.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins
UnB - Professores Eméritos

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons