Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/10338
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_PolianadeSousaLeite.pdf1,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Análise do comportamento de viagens dos usuários de bicicleta em área rural : estudo de caso em área rural de Teresina.
Outros títulos: Analysis of travel behaviour of bike users in rural area : case study in rural area of Teresina
Autor(es): Leite, Poliana de Sousa
Orientador(es): Gonzales Taco, Pastor Willy
Assunto: Bicicletas
Transportes
População rural
Data de publicação: 27-Abr-2012
Referência: LEITE, Poliana de Sousa. Análise do comportamento de viagens dos usuários de bicicleta em área rural: estudo de caso em área rural de Teresina. 2011. xiii, 87 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O estudo apresenta uma análise do comportamento de viagens dos usuários de bicicleta em área rural, fundamentado em dois modelos conceituais de comportamento de viagem, um de Van Acker et al (2008) e outro voltado para estudo do comportamento de viagem ativa, de Burbidge e Goulias (2008). O objetivo é identificar os fatores que influenciam o usuário de bicicleta, o padrão de comportamento e distribuição espacial de viagens em área rural de forma que esse conhecimento possa subsidiar políticas públicas direcionadas a esse grupo. A análise foi feita em área rural de Teresina, capital do Piauí, no povoado denominado Fazenda Soares, baseando-se na identificação dos atributos locais referentes às variáveis definidas pela própria metodologia. Após as análises dos dados coletados pode-se perceber que a cultura tem forte influência no uso de bicicleta, sendo os fatores físicos como clima e topografia, pouco influentes. A análise também permitiu que fossem identificadas características comuns nos perfis dos usuários de bicicleta na área estudada como sexo masculino com ocupação em atividades agrícolas e idade entre 20 e 40 anos, mas essa constatação não pode ser generalizada a todas as áreas rurais, pois apenas demonstra a homogeneidade da população naquela localidade. Além disso, constatou-se que os fatores de influência podem variar dependendo das características econômicas e espaciais da área rural e quanto à região do país onde está localizada. E ainda, que existem diferenças entre o comportamento de viagens dos ciclistas am área urbana e em área rural, como por exemplo, a influência de fatores de segurança quando se trata de trânsito e infraestrutura. _____________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study presents an analyzing of the travel behavior of bicycle users, based on two conceptual models of travel behavior, one of Van Acker et al (2008) and the other turned to the study of active travel behavior, of Burbidge and Goulas (2008). The goal is identify factors that influence the bike users, the pattern of behavior and spatial distribution of trips in rural areas so that this knowledge can support public policies directed to this group. The analysis was applied in a rural area of Teresina, capital of Piauí, in the village called Fazenda Soares, based on the identification of the local attributes related to variables defined by the methodology itself. After analysis of the data collected can be seen that the culture has a strong influence on the use of cycling, and physical factors such as climate and topography, some influential. The analysing also allowed them to be identified common features in user profiles cycling in the study area as male, employed in agricultural activities and age between 20 and 40 years, but this finding can´t be generalized to all rural areas, it only demonstrates the homogeneity of the population in that area. Moreover, it was found that the factors of influence may vary depending on the spatial and economic characteristics of rural areas and to the region of the country where it is located. And yet, there are differences among the travel behavior of cyclists in urban and in rural areas, such as the influence of security when it comes to traffic and infraestructure.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Tecnologia (FT)
Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Transportes, 2011.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Transportes
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.