???

Qual o grupo: angio ou gimno?

Olá estudante. Leia o texto inicial que traz importantes informações sobre gimnospermas e angiopermas. Em seguida, você encontrará lacunas que deverão ser preenchidas com um dos termos dispostos entre parágrafos. Ao preencher as lacunas, certifique-se que a palavra foi escrita corretamente.
           As plantas alimentam os animais, direta ou indiretamente. Sem elas, seria praticamente impossível a vida dos humanos e outros animais em nosso planeta. As espécies de plantas pertencem ao Reino Vegetal (= Plantae = Metaphyta = Vegetabilia).
           Uma forma de conhecer a diversidade da nossa flora é estudar as plantas conforme as características semelhantes que podem apresentar e separando-as em grupos, conforme suas diferenças. Neste sentido, existe um grande grupo de plantas chamadas espermatófitas (= Spermatophyta). A origem desta palavra é: esperma, do grego spérma = semente; phýton = planta
           Logo, as (pteridófitas – espermatófitas) são os vegetais que se reproduzem por meio de sementes. Pode parecer estranho, mas tem várias plantas que não têm sementes e se reproduzem por meio de esporos, como os musgos (= briófitas), samambaias, avencas, cavalinhas, licopódios, selaginelas e xaxins (= pteridófitas); elas não são espermatófitas.
           Resumindo: espermatófitas = angiospermas + gimnospermas.

           Existem dois grupos de (pteridófitas – espermatófitas): as gimnospermas (= Gymnospermae = Pinophyta) e as angiospermas (= Angiospermae = Magnoliophyta).
           As gimnospermas, que são os pinheiros, ciprestes, tuias, araucárias, cedros, cicas, sequoias e a medicinal Ginkgo biloba, abrangendo cerca de 1.000 espécies de plantas, na maioria árvores.
           As (gimnospermas – angiospermas) possuem estróbilos, que não são flores verdadeiras; também não têm (frutos – sementes), por isso se diz que suas sementes são nuas, sem a proteção de frutos.
           Etimologia: gymnos = nu; sperma = (semente - pólen)
           Um outro grande grupo de plantas são as angiospermas. Quem são as angiospermas? As angiospermas são o grupo de plantas com maior diversidade de (reinos – espécies) do Reino Vegetal. Há cerca de 300.000 espécies de angiospermas conhecidas. A maioria das plantas que comemos são (gimnospermas – angiospermas). Podemos exemplifica-las lembrando da manga, mangaba, caju, cagaita, mamão, goiaba, entre muitas outras espécies. Em muitos tipos de (gimnospermas – angiospermas) os frutos não são comestíveis, como é o caso de capim, carrapicho, alface, couve, entre outras. Também encontramos espécies que utilizamos as sementes em nossa alimentação, como é o caso do arroz, feijão, soja, amendoim, entre outras.
           Você sabe o que significa a palavra angiosperma? Ela vem do grego: angeos = bolsa + sperma = semente. Significa que as sementes das (gimnospermas – angiospermas) ficam dentro de uma estrutura, que não é bem uma bolsa, mas sim um (bolso - fruto). Assim, as angiospermas apresentam duas características exclusivas e de grande importância: a presença de flores verdadeiras e de frutos.
           A presença do fruto nas (gimnospermas – angiospermas) proporciona uma eficiente proteção a (sementes – casca), além de contribuir com a dispersão das sementes na maioria das espécies. Nesse caso, os (animais – vegetais) contribuem ao transporta-las em seus intestinos, no bico de pássaros ou aderidas ao corpo.
           O (bolso - fruto) das (gimnospermas – angiospermas) quando apresenta uma polpa suculenta e rica em nutrientes é chamado de carnoso. Eles podem apresentar uma única semente, classificados como drupa ou várias sementes, classificados como baga, assim podemos reconhecer o mamão como um exemplo de (drupa – baga) e a manga como um exemplo de (drupa – baga).
           Além dos (bolsos - frutos) carnosos, existem frutos secos. Eles são pobres em água e a reserva de nutrientes se concentra na semente. Os frutos secos são classificados em deiscentes, se abrem naturalmente quando secos e liberam suas (sementes – casca), exemplo o feijão e a soja. Os indeiscentes, não se abrem naturalmente, exemplo o arroz e trigo.

           Escreva (em letras maiúsculas): A se a planta for angiosperma, ou G = gimnosperma, conforme as plantas a seguir.
sequoia
feijão
pinheiro
arroz
tomate
cipreste
araucária
abacate
cica
milho
coqueiro
cedro
As angiospermas têm três grandes grupos: as paleoervas (que não trataremos), as monocotiledôneas e as eudicotiledôneas.
Resumindo: angiospermas = paleoervas + monocotiledôneas + eudicotiledôneas.