Ajuda do RIUnB

O Repositório Institucional da UnB - RIUnB preserva e dá acesso à produção científica da Universidade, utilizando a tecnologia de arquivos abertos sob a filosofia do Movimento de Acesso Aberto à Informação Científica. Aqui estão disponíveis e acessíveis artigos publicados em periódicos científicos, livros, capítulos de livros, teses, dissertações, trabalhos publicados em anais de eventos, entre outras publicações científicas. Novos documentos podem ser adicionados diariamente.

Conheça a organização e o funcionamento do RIUnB

- Comunidades
- Navegação
- Cadastrar no Repositório Institucional da UnB
- Meu Espaço
- Editar Perfil
- Entrar no Repositório Institucional da UnB
- Pesquisa
- HANDLE


Comunidades

O Repositório está organizado em Comunidades, Subcomunidades e Coleções. Uma Comunidade pode conter uma infinidade de Subcomunidades; uma Subcomunidade, uma infinidade de Coleções e uma Coleção pode conter uma infinidade de itens. Essa organização flexível permite atender a vários tipos de necessidades. As Coleções podem aparecer diretamente também nas Comunidades.
As Comunidades são mostradas em páginas próprias e conterão suas informações, notícias e links próprios, além de mostrar a lista com as suas Subcomunidades e Coleções.
Coleções podem ter políticas e fluxo de submissões diferenciadas em uma Comunidade.

Itens são os registros que correspondem aos documentos aprovados.

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Navegação

Nas abas superiores é possível visualizar os itens em uma ordem específica:

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Cadastrar no Repositório Institucional da UnB

O cadastramento pode ser efetivado no link Meu espaço, na opção Usuário Novo?, localizado na barra de navegação superior.
Para depositar trabalhos, editar perfil e outras ações restritas, o usuário deve se cadastrar no Repositório.
Para receber notificações de novos itens adicionados às coleções, o usuário deve se cadastrar nas coleções desejadas. É permitido cadastrar-se em quantas coleções desejar.
Saiba como se cadastrar no serviço:

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Meu espaço

Todos os usuários autorizados como submetedores, revisores ou Administradores do Repositório Institucional da UnB possuem uma área denominada Meu espaço, onde se pode encontrar:

Podem auto-arquivar conteúdos no RIUnB: professores, pesquisadores vinculados à UnB, alunos de doutorado e mestrado ou pessoa designada por professor ou pesquisador para efetuar suas submissões.

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Editar Perfil

Esta página permite alterar as informações fornecidas no cadastro, inclusive alterar senha. É necessário efetuar login para acessar esta página.

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Entrar no Repositório Institucional da UnB

Para acessar as áreas restritas, é necessário estar cadastrado e ter efetuado login no sistema. O cadastramento é livre a qualquer usuário. Contudo, algumas tarefas requerem, além do cadastro, uma autorização, como, por exemplo, a submissão de itens.
O cadastramento pode ser efetivado no link Meu espaço, na opção Usuário Novo? localizado na barra de navegação superior. (Seguir as instruções para o registro.)
Após o cadastro, entre com seu e-mail e senha no formulário para logar-se. Ao entrar com a senha certifique-se que está exatamente igual com a que foi digitada no cadastramento.

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Pesquisa

- Pesquisa simples
- Pesquisa avançada

Pesquisa simples

Para realizar pesquisas no Repositório, utilize a caixa de pesquisa que aparece na parte superior da página inicial à esquerda.

É possível restringir a pesquisa a uma Coleção ou Comunidade específica a partir do formulário encontrado no topo do resultado da pesquisa.


O Repositório utiliza a tecnologia para pesquisas textuais Jakarta Lucene.

Algumas informações importantes sobre a pesquisa:

Onde é executada a pesquisa

A pesquisa é realizada nos metadados do item submetido, tais como autor, título, assunto, dentre outros. As palavras utilizadas para a pesquisa são, então, comparadas com as existentes nesses campos em cada item. A pesquisa também pode ser executada no texto completo dos documentos, por meio do uso de frases/sentenças conhecidas.

Stop Words - Palavras que não são utilizadas na Pesquisa

Algumas palavras não são utilizadas nas pesquisas, tais como: artigos, preposições e conjunções. Algumas dessas palavras estão listadas abaixo, em Português:
"a", "as, "o", "os", "de", "para", "mas", "por", "para", "se, "em", "até", "e", "no", "na", "num, "numa", "ou", "cada", "um", "uma".

Truncagem

Utilize um asterisco (*) depois de uma parte da palavra pesquisada, indicando que quer pesquisar por itens que comecem por esse fragmento de palavra.
Exemplo:


Nesse caso serão recuperados os documentos que contenham os termos informação, informatização, informacional, informática...

Pesquisa por frase

Para pesquisar termos compostos ou frase, colocá-los entre aspas duplas (").
Exemplo:


Pesquisa precisa

Coloque um sinal de mais (+) antes da palavra desejada no resultado.
Exemplo:


O temo gestão é obrigatório, mas integrada é opcional.

Itens que não possuam a palavra

Coloque um sinal de menos (-) antes da palavra que não deverá aparecer no resultado de pesquisa. Para obter o mesmo resultado, pode-se utilizar o operador booleno NOT. Isto pode restringir o resultado de pesquisa, eliminando itens indesejados da lista de resultado.
Exemplos:

              ou

Os itens na lista de resultado devem conter o termo capital, excetuando-se àqueles que contêm aberto.

Operadores lógicos

Para pesquisas mais específicas pode-se utilizar operadores lógicos AND (E) e OR (OU) para combinar os termos de Pesquisa. Note que é necessário que estejam em caixa alta!

AND (E) - A lista de itens retornada deve conter os termos agrupados pelo operador. (interseção)

Exemplo:



Os itens na lista de resultado devem conter os termos óleo e buriti.

OR (OU) - Os itens na lista de resultados devem conter um termo ou o outro termo e também aqueles itens que possuem os dois, pois esse operador não é exclusivo.
Exemplo:



Os itens na lista de resultado devem conter os termos ação ou social ou os dois.

NOT - Os itens na lista de retorno não devem conter o termo antecedido de NOT.
Exemplo:



Os itens na lista de resultado devem conter o termo ácido exceto àqueles que contenham o termo oleico.

Os parentêses podem ser utilizados para agrupar termos de pesquisa. Esta técnica ajuda a facilitar a criação de pesquisas mais complexas, pois cria uma precedência na pesquisa. Primeiro é efetuada a pesquisa dos termos agrupados.
Exemplo:



Os itens na lista de resultado devem conter os termos:


              ou

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Pesquisa avançada


A pesquisa avançada permite especificar campos (palavras-chave, autor, título, assunto, resumo, série, órgão patrocinador, identificador, idioma (ISO)) a qualquer pesquisa e fazer combinações entre campos com os operadores lógicos "AND (E)", "OR (OU)" ou "NOT (NÃO)".

Para efetuar a pesquisa, selecione o campo desejado na lista à esquerda e entre com o termo à direita. Caso deseje utilizar mais de que um campo, escolha o operador lógico entre campos e entre com o termo para a pesquisa.
Exemplo:

Pode-se, ainda, restringir a pesquisa a uma comunidade ou pesquisar em todo o Repositório. Para restringir a pesquisa a uma comunidade, basta selecioná-la na lista que aparece na parte superior do formulário. O padrão é pesquisar em todo o Repositório.

Nota: O preenchimento do formulário de Pesquisa avançada dever ser feito em ordem, de cima para baixo. Não se pode preencher a primeira linha, pular a segunda e preencher a terceira.

Submeter

Processo pelo qual são adicionados novos itens à Coleção. Este processo consiste em preencher formulário com os metadados e carregar o documento. Possui um fluxo de trabalho para a validação dos documentos que inclui revisão e aprovação pelos gestores do Repositório.
Para submeter um documento é necessário estar logado no sistema. Após logar-se no Repositório aparecerá as seguintes opções: "iniciar um novo depósito" e "visualizar submissões aceitas". Basta clicar em "iniciar um novo depósito".

Pausa durante o processo de submissão:
Em qualquer ponto do processo de submissão pode-se parar a tarefa e retomá-la depois, através do botão "cancelar/salvar".

As informações entradas serão guardadas e podem ser recuperadas no "Meu espaço". Neste ponto, pode-se continuar ou cancelar a submissão.

1º Passo - Selecionar Coleção


Selecione a Coleção para a qual deseja submeter o Item.

Caso não tenha permissão para submeter nesta Coleção entre em contato com o Administrador para mais informações.

OBS: É necessário ter autorização para submeter itens para as Coleções. Estas políticas podem ser implementadas e diferenciadas para cada coleção. Caso deseje submeter Itens e não encontre uma Comunidade ou Coleção adequada, por favor, entre em contato com o Administrador para solucionar o problema.

2º Passo - Descrever o item


Será aberta a seguinte página:

Caso responda "sim" para alguma das questões nesta página, será apresentado um conjunto de metadados específicos a serem preenchidos para identificação do documento.

Obs.: Marcar qualquer um dos campos não altera a submissão, apenas adequa os metadados às necessidades de cada tipo de documento.

Mais de um título – Para alguns documentos é necessário incluir mais de um título devido a abreviaturas, acrônimos ou títulos em outras línguas. Neste caso, basta marcar essa opção.
Publicado anteriormente – É obrigatório marcar este item, pois ele incluirá informações referentes à publicação.
Múltiplos arquivos - Caso o seu documento possua mais de um arquivo, deve-se marcar este item. Exemplos de múltiplos arquivos são: Arquivos em formato HTML com a imagens que são externas ao arquivo, como vídeos, anexos etc.
Clique em "próximo" para continuar a submissão ou em "cancelar/salvar" para cancelar ou suspender a submissão.

3º Passo - Preencher Metadados


Metadados são os campos que devem ser preenchidos de maneira correta para que o Documento possa ser recuperado após aprovado no Repositório. Portanto, quanto mais completa e fiel for a informação fornecida, mais fácil e precisa será a recuperação do Documento.

Entre com o título completo pelo qual o item será conhecido. Todos os Itens no Repositório devem ter um título.
A letra inicial do título deve vir em letra maiúscula. Os nomes próprios devem ser escritos com as letras iniciais maiúsculas. O subtítulo, se houver, deverá vir logo após o título seguido de (espaço, dois pontos, espaço), em letras minúsculas. Não utilizar ponto final.

Caso um documento possua um título alternativo, como título em outra língua ou uma abreviação (este campo só será visto se a opção "mais de um título", da página anterior, for marcada) este deverá ser colocado no campo "Título Alternativo".

Pode ser uma pessoa, organização ou serviço responsável por criar ou contribuir com o conteúdo do item.

a) Autor pessoa física:

Deve-se iniciar o preenchimento da autoria informando no primeiro espaço o último nome do autor (Sobrenome) e no segundo espaço os demais nomes. O último nome deve ser preenchido conforme exemplo abaixo:

Caso tenha mais de um autor, basta clicar em "mais", isso abrirá outra entrada permitindo a entrada de mais autores:

Se o documento for uma dissertação ou uma tese, o campo orientador deverá ser preenchido.

O campo referência só aparecerá se a opção "Publicado anteriormente" tiver sido selecionada. Neste campo será incluída a referência bibliográfica do documento de acordo com os padrões estabelecidos pela NBR 6023/2002.

Metadado destinado ao preenchimento de informações sobre o documento descrito. Por exemplo: quantidade de páginas de um livro, artigo, tese, dissertação e outros; se é livro com ilustração, nesse caso preencher com "il.".
Exemplos: 20 p.
20 p. : il.
153 f. : il.
xv, 15 f. : il.

Este metadado representa a data de publicação do documento. Se houver no documento o dia, o mês e o ano, todos deverão ser preenchidos. Caso não conste o dia, preencher apenas o mês e o ano ou somente o ano.

Selecione em uma lista o tipo do trabalho (ou gênero) que melhor represente o item. Para selecionar mais de um valor na lista pode-se utilizar as teclas "ctrl" (selecionar uma a uma) ou "shift" (selecionar uma faixa).

Selecione o idioma do conteúdo do Documento. Pode-se fazer isso escolhendo o idioma na lista.

Todos os documentos do Repositório devem conter Resumo informando o conteúdo do Documento descrito. Pode-se copiar e colar o resumo neste campo (tomar cuidado com os caracteres especiais) ou pode-se digitar. Não há limite de tamanho.

Pode-se adicionar alguma outra informação que seja relevante para a representação do documento.
No caso de Teses e Dissertações cujo conteúdo for parcialmente liberado, a informação sobre que conteúdo que está sendo liberado deve constar neste metadado.
Exemplo de Informação para texto parcialmente liberado: Texto parcial liberado pelo autor - Sem o capítulo 4.

Quando o documento tiver um outro documento associado e que já tenha sido publicado no Repositório da Universidade de Brasília é importante que seja colocado o link desse outro documento no campo publicação associada. Se houver mais de uma publicação associada basta clicar no Mais para adicionar outra publicação associada.

O acesso pode ser escolhido entre Aberto e Restrito. A opção Aberto dá acesso total ao texto completo. O acesso restrito deve ser escolhido quando o autor, por motivos de direito autoral, limitar o acesso ao documento.

OBS: A restrição ao texto completo não restringe o acesso aos metadados.

Identificador
Caso conheça uma identificação unívoca do Documento em algum sistema informe-a neste campo. As opções estão a seguir e podem ser selecionadas com o mouse.

ISBN - International Standard Book Number
ISSN - International Standard Serial Number

OBS: Somente no caso em que esteja inserindo uma revista por completo deve-se colocar o ISSN. O número deve ser colocado sem os travessões.

 

País
Selecione o país de origem do documento. O preenchimento desse metadado se dá selecionando na lista de países, o país de origem do documento, conforme exemplo abaixo:

 

Palavras-Chave
Entre com os termos ou frases mais apropriados para representar os assuntos do item depositado, do geral para o específico. Quanto mais palavras significativas fornecer, mais chances de recuperar o Documento. Utilize um campo para cada termo ou frase. Para obter mais campos basta clicar em "mais". A palavra deve estar no singular. Somente no caso em que não possa ser descrita no singular, é que se utilizará o plural. Deve ser escrita com a primeira letra maiúscula e as demais em minúsculo. Quando for nome próprio deve-se seguir a norma culta.

OBS: Caso seja necessário remover uma palavra-chave, basta clicar no ícone remover embaixo de cada palavra inserida.

4º Passo - Carregar o arquivo


Há dois métodos para entrar com o nome do arquivo que se quer carregar:
1) Digite o caminho completo para o arquivo e o nome do arquivo e clique em "próximo", ou,
2) Clique em "procurar" e uma janela mostrando os arquivos aparecerá e, então, se pode navegar e encontrar o arquivo desejado. Clicar duas vezes no nome do arquivo trará o nome para o campo. Esse é o método recomendado, pois não há possibilidades de erro no momento de digitar o caminho para o arquivo.

Ressalta-se que uma forma adequada para nomear o arquivo é digitar o tipo de documento todo em caixa alta, seguido de underline e, em seguida, palavras relevantes do título iniciadas por maiúscula, da seguinte forma:
Exemplo: ARTIGO_FormasCombateViolencia

Após carregar o arquivo, escolha a opção "Próximo" para continuar, "Anterior para voltar ao preenchimento dos metadados ou "Cancelar/Salvar" para cancelar o depósito ou para suspender e continuar a trabalhar depois.

Quando o arquivo for carregado e selecionada a opção "Próximo", abrirá a seguinte página:

5º Passo – Verificar

Esta página permite rever os metadados (campos) preenchidos para descrever o Documento. Para corrigir ou editar as informações, utilize o botão ao lado de cada informação ou utilize os botões de navegação no topo da página para ir direto à página correspondente àquela fase. Depois de verificada a submissão clique em "próximo" para continuar.

6º Passo - Licenciar


O Repositório requer o consentimento de uma licença antes de arquivar seu Documento. Leia a licença cuidadosamente. Em caso de dúvidas entre em contato com os gestores do RIUnB .
Após a concessão da licença, o depósito do documento é finalizado.

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HANDLE

Quando seu item é arquivado no Repositório Institucional da UnB deve receber uma URL persistente, ou seja, uma URL que não muda, mesmo se o arquivo mudar de servidor. O Repositório utiliza o Handle System, para manter um identificador conhecido como "handles", para objetos digitais e outros recursos da Internet. O Handle System é administrado por Corporation for National Research Initiatives (CNRI).

Para maiores informações
Para obter mais ajuda ou tirar dúvidas específicas entre em contato com os gestores do Repositório Institucional da UnB.

Para informações sobre o DSpace, visite o site do DSpace.

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