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Título: A visualidade dos sujeitos surdos no contexto da educação audiovisual
Autor(es): Gutierrez, Ericler Oliveira
Orientador(es): Kelman, Celeste Azulay
Assunto: Surdos - educação - recursos audiovisuais
Língua brasileira de sinais
Surdos - meios de comunicação - produção e direção
Data de publicação: 5-Jan-2012
Data de defesa: 18-Mar-2011
Referência: GUTIERREZ, Ericler Oliveira. A visualidade dos sujeitos surdos no contexto da educação audiovisual. 2011. 182 f., il. Dissertação(Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Este trabalho tem como finalidade investigar a elaboração de narrativas audiovisuais por jovens surdos inseridos em contexto educacional. A interface entre Educação e Comunicação para essa minoria está baseada nas produções audiovisuais que têm desconsiderado as especificidades culturais e linguísticas da comunidade surda. Parte dessa produção cultural tem sido apenas adaptada por meio de legendas ou janelas de interpretação em língua de sinais, mas pouca produção é de autoria de surdos. Assim, a pesquisa analisa as relações entre produção audiovisual de surdos e a modalidade visuoespacial da língua de sinais. São analisados também aspectos da educação, cultura e identidades surdas imbricados neste processo. Adotamos a pesquisa qualitativa e para constituir o percurso investigativo selecionamos a metodologia da pesquisa-ação, com enfoque na criação de dados visuais pelos participantes. O instrumento disparador é um curso de linguagem audiovisual, juntamente ao qual inserimos instrumentos criados no decorrer da aprendizagem dos alunos devido ao caráter heurístico da pesquisa. Os dados evidenciam a urgência em se desenvolver políticas de incentivo à realização audiovisual de alunos surdos, considerando a relevância da visualidade desses sujeitos para a criação de novas estéticas audiovisuais. Concluímos que a educação audiovisual tem papel fundamental ao proporcionar aos sujeitos surdos um espaço de criação, fruição e empoderamento. Consideramos que este trabalho poderá colaborar com o desenvolvimento do conhecimento na interface entre educação, comunicação e educação de surdos. Neste percurso, a maioria ouvinte tem muito a aprender sobre acessibilidade na perspectiva da alteridade. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research paper aims to investigate the elaboration of audiovisual narratives by young deaf people set in an educational context. The interface between education and communication for this minority is based upon audiovisual productions that have disregarded the cultural and linguistic specificities of the deaf community. Part of that cultural production has been adapted only by means of subtitles or windows of interpretation in sign language, but little is produced by the deaf themselves. Thus, this research paper analyzes the relationship between audiovisual production for the deaf and the visual-space modality of the sign language. As well as the educational and cultural aspects, the identities of deaf people intertwined in this process are reviewed. We have adopted a qualitative methodology of research and, to build the selected route, the investigative methodology of action research, focusing on the creation of visual data by the participants. The research instrument to initiate the process is an audiovisual language course, which we introduced along with the tools created during the learning of students due to the heuristic nature of the research. The data emphasize that the urgent need to develop policies to encourage audiovisual achievement of deaf students, considering the importance of the visual sense of these subjects for the creation of new audio-visual aesthetics. We conclude that audiovisual education has a crucial role in providing deaf subjects with a space for creation, enjoyment and empowerment. We believe that this work could contribute to the development of the knowledge of the interface between education, communication and deaf education. In this way, the listening majority has much to learn about accessibility in the perspective of otherness.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2011.
Aparece nas coleções:FE - Mestrado em Educação (Dissertações)

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