Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/9676
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011_JoaoPauloMotaCordeiro.20112,27 MBAdobe PDFView/Open
Title: Estudo comparado sobre a contribuição das TIC para ao desempenho dos municípios brasileiros
Authors: Cordeiro, João Paulo Mota
Orientador(es):: Sousa Júnior, Rafael Timóteo de
Assunto:: Tecnologia - aspectos sociais
Crescimento urbano
Inovações tecnológicas
Issue Date: 6-Dec-2011
Citation: CORDEIRO, João Paulo Mota. Estudo comparado sobre a contribuição das TIC para ao desempenho dos municípios brasileiros. 2011. 165 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Abstract: Este estudo apresenta análises e evidências sobre o uso e o impacto das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no contexto das administrações locais. O trabalho tem como base as informações geradas por uma pesquisa de campo desenvolvida com administrações locais brasileiras nos anos de 2008 e 2009. Os dados e informações são provenientes da avaliação da gestão de municípios segundo várias dimensões (estratégia, cidadão e sociedade, processos, pessoas, sistemas de informações), complementados por informações coletadas em fontes adicionais e bases de dados estatísticos municipais existentes. Assim, o estudo esboça a arena em que as administrações locais gerenciam seus ambientes e soluções de TIC, apontando relevante contribuição para as iniciativas de gestão, bem como o impacto (efetividade) gerado na perspectiva abrangente de desempenho municipal. A investigação baseia-se nas teorias e experiências sobre as TIC, sobre a qualidade gestão e o desempenho de governos locais, levantando e analisando dados detalhados de cinco municípios para verificar a associação entre os resultados (outcomes) das prefeituras e os esforços de modernização de seus recursos tecnológicos e de sua gestão. Os resultados indicam que as estratégias de TIC implantadas e suas relações com o modelo de gestão possuem associações positivas com o desempenho municipal. Além disso, como contribuição, a pesquisa propõe um modelo analítico de avaliação de TIC e um da gestão, ambos adequados a qualquer tipo de administração local e propõe ainda um construto multidimensional com a finalidade de integrar as TIC à gestão. Os modelos de avaliação (TIC e gestão) e o construto multidimensional poderão ajudar o processo de definição, mensuração, avaliação dos modelos de gestão organizacionais.
Description: Dissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, 2011.
Appears in Collections:ENE - Mestrado em Engenharia Elétrica (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/9676/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.