Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/9588
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ArmadilhaProgresso.pdf5,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Armadilhas do progresso : contradições entre economia e ecologia
Autor(es): Bursztyn, Marcel
Assunto: Economia ambiental
Desenvolvimento sustentável
Degradação ambiental
Data de publicação: Jan-1995
Referência: BURSZTYN, Marcel. Armadilhas do progresso: contradições entre economia e ecologia. Revista Sociedade e Estado, v. 10, n. 1, p. 97-124, jan./jun. 1995.
Resumo: A causa ambiental reúne elevado grau de consenso, mas isto não impede que a natureza continue sendo degradada em ritmo acelerado. A raiz de tal paradoxo situa-se na contradição entre as lógicas de duas ciências, que visam objetos bem próximos, mas que seguiram rumos divergentes: a economia e a ecologia. A primeira se preocupa com fluxos de riquezas e a segunda com estoques de recursos. Vários alertas apontam para a necessária convergência entre os dois enfoques, como condição para o desenvolvimento sustentável. Mas para isto é preciso desmitificar as "virtudes" do mercado.
Licença: Copyright © 1995 by Departamento de Sociologia da UnB. É permitida a reprodução dos artigos desde que se mencione a fonte. A Revista não se responsabiliza pelo teor dos artigos assinados." Fonte: verso da folha de rosto da versão imprensa da revista.
Aparece nas coleções:CDS - Artigos publicados em periódicos

Mostrar registro completo do item Recomendar este item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.