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Título: Perfil da coordenação motora global de crianças pré-termo saudáveis acompanhadas por centros de ensino especial de Ceilândia-DF
Outros títulos: Profile of overall motor coordination of preterm children accompanied by special education centers from ceilândia-DF
Autor(es): Ribeiro, Alice Sá Carneiro
Orientador(es): David, Ana Cristina de
Assunto: Coordenação motora - crianças
Crianças - desenvolvimento
Data de publicação: 24-Out-2011
Referência: Perfil da coordenação motora global de crianças pré-termo saudáveis acompanhadas por centros de ensino especial de Ceilândia-DF. 2011. 105 f. Dissertação (Mestrado)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Objetivo: Descrever a coordenação motora global de crianças nascidas pré-termo de 5-6 anos, que participaram, nos primeiros anos de vida, do programa de Educação Precoce dos Centros de Ensino Especial de Ceilândia-DF (CEE). Além disso, verificar diferença da coordenação motora de crianças pré-termo de diferentes sexos; correlacionar os resultados dos testes do KTK com idade gestacional (IG) e peso ao nascimento (PN); e comparar os resultados coordenativos dos grupos de crianças pré-termo (GPT) e a termo (GAT). Métodos: Participaram 57 crianças, sendo 20 nascidas pré-termo (9 meninas e 11 meninos) e 37, a termo (25 meninas e 12 meninos). As crianças pré-termo tinham participado, nos primeiros anos de vida, do programa de Educação Precoce dos CEEs. Utilizou-se o Teste de Coordenação Corporal para Crianças (KTK), composto por 4 tarefas: trave de equilíbrio (EQ), saltos monopedais (SM), saltos laterais (SL) e transferências sobre plataformas (TP). Resultados: 80% (16) das crianças pré-termo apresentaram coordenação normal; 5% (1), coordenação boa; 10% (2), perturbação da coordenação; e 5% (1) insuficiência da coordenação. As meninas apresentaram melhor desempenho que os meninos nas tarefas EQ e SL, e, no resultado da coordenação. Não houve correlação entre os dados analisados. Não houve diferença dos resultados dos GPT e GAT. Conclusão: A maioria das crianças pré-termo apresentou níveis satisfatórios de coordenação. As meninas nascidas pré-termo demonstraram, de forma geral, melhor desempenho coordenativo. A IG e o PN não interferiram nos resultados. Observou-se resultado coordenativo semelhante entre o GPT e o GAT. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
Objective: To describe the overall coordination of children born preterm of 5-6 years, who participated in the early years of life, of the Early Education program from the Special Education Centers of Ceilândia-DF (SEC). Also, check the difference of coordination of preterm children of different sexes; correlate test results of KTK with gestational age (GA) and birth weight (BW), and compare the coordinative results of groups of preterm children (GPT) and full term children (GFT). Methods: 57 children participated, 20 were born preterm (9 girls and 11 boys) and 37 full term (25 girls and 12 boys). The preterm children had participated, in the early years of life, of the Early Education program of SEC. We used the Test of Body Coordination for Children (KTK), composed of four tasks: balance beam (BB), hopping on one leg (HO), jumping sideways (JS) and shifting platforms (SP). Results: 80% (16) of preterm children had normal coordination; 5% (1), good coordination, 10% (2), disturbance of coordination, and 5% (1) insufficiency of coordination. Girls showed best performance than boys in tasks BB and JS, and in the result of coordination. There was no correlation between the data analyzed. There was no difference in the results of GPT and GFT. Conclusion: The majority of preterm children showed satisfactory levels of coordination. Girls born preterm showed, in general, better performance coordinative. The GA and BW did not affect the results. We observed similar results between the coordinative GPT and the GFT.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)–Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2011.
Aparece nas coleções:FEF - Mestrado em Educação Física (Dissertações)

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