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Title: Ciência e sociedade : a educação em tempos de fronteiras paradigmáticas
Other Titles: Science and society : education in times of paradigmatic frontiers
Science et société : l’éducation à l’époque des frontières paradigmatiques
Ciencia y sociedad : la educación en tiempos de fronteras paradigmáticas
Authors: Sá, Laís Maria Borges de Mourão
Assunto:: Universidades e faculdades - aspectos sociológicos
Ciência - aspectos sociais
Democratização da educação
Educação e globalização
Universidades e faculdades públicas
Educação popular
Issue Date: Jul-2006
Citation: SÁ, Laís Maria Borges de Mourão. Ciência e sociedade: a educação em tempos de fronteiras paradigmáticas. Linhas Críticas, Brasília, v. 12, n. 23, p. 217-228, jul./dez. 2006. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/linhascriticas/article/viewFile/1611/1235>. Acesso em: 21 set. 2011.
Abstract: Este artigo faz uma ponte entre as idéias de Boaventura de Sousa Santos, a respeito do papel da universidade pública na construção de um projeto de sociedade contrahegemônico à globalização capitalista, e as idéias de István Mészáros, a respeito da radicalidade de uma educação para além do capital. Na costura dessas duas visões da mudança social, utilizamos a visão de Edgar Morin sobre a natureza complexa dos paradigmas e as condições socioculturais de sua transformação. Indagam-se aqui as possibilidades de produção de um novo conhecimento enraizado nas lutas sociais pela superação da hegemonia da lógica do capital e de sua determinação sobre a produção material, cultural e educacional de nossa sociedade. A universidade pública é considerada como espaço privilegiado de democratização da produção do saber científico e de contribuição à construção de um projeto de sociedade revolucionário. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study bridges the ideas of Boaventura de Sousa Santos with regards to the role of the public university in the construction of a project for a society, one that is counterhegemonic to capitalist globalization and those of István Mészáros dealing with the radicality of education beyond capital. To bring together those two views of social change, the vision of Edgar Morin on the complex nature of paradigms and the social and cultural conditions for their transformation was used. The article inquires about the possibilities of production of a new knowledge rooted in the social struggles for the overthrow of the hegemony of the logic of capital and its determination over material, cultural and educational production in our society. The public university is considered a privileged space for democratizing the production of scientific knowledge and contributing to the construction of a revolutionary project of society. _______________________________________________________________________________ RÉSUMÉ
Cette étude fait le pont entre les idées de Boaventura de Sousa Santos au sujet du rôle de l’université publique dans la construction d’un projet de société qui soit contrehégémonique à la globalisation capitaliste et celles de István Mészáros qui traitent de la radicalité de l’éducation au delà du capital. Pour rapprocher ces idées sur le changement social, la vision d’Edgar Morin sur la nature complexe des paradigmes et les conditions sociales et culturelles pour leur transformation a été utilisée. L’étude pose la question sur les possibilités de la production d’un nouveau savoir enraciné dans les luttes pour la suppléance de l’hégémonie de la logique du capital et sa détermination sur la production matérielle, culturelle et éducationnelle dans notre société. L’université publique est considérée un espace privilégié pour la démocratisation de la production du savoir scientifique et la construction d’un projet révolutionnaire de société. _______________________________________________________________________________ RESUMEN
Este artículo hace un puente entre las ideas de Boaventura de Sousa Santos con respecto del papel de la universidad pública en la construcción de un proyecto de sociedad contrahegemónico a la globalización capitalista, y las ideas de István Mészáros, a respecto de la radicalidad de una educación para más allá del capital. En la costura de estas dos visiones del cambio social, utilizamos la visión de Edgar Morin sobre la naturaleza compleja de los paradigmas y las condiciones socioculturales de su transformación. Se indagan aquí las posibilidades de producción de un nuevo conocimiento enraizado en las luchas sociales por la superación de la hegemonía de la lógica del capital y de su determinación sobre la producción material, cultural y educacional de nuestra sociedad. La universidad pública es considerada un espacio privilegiado de democratización de la producción del saber científico y de contribución a la construcción de un proyecto de sociedad revolucionario.
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