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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/9333
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Title: O social bookmarking como instrumento de apoio à elaboração de guias de literatura na Internet
Authors: Costa, Maíra Murrieta
Orientador(es):: Cunha, Murilo Bastos da
Assunto:: Ciência da informação
Organização da informação
World Wide Web (Sistema de recuperação da informação)
Literatura - pesquisa bibliográfica
Issue Date: 29-Sep-2011
Citation: COSTA, Maíra Murrieta. O social bookmarking como instrumento de apoio à elaboração de guias de literatura na Internet. 2011. 251 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Abstract: Contextualiza as ferramentas da segunda geração da web de forma a analisar seu potencial para a oferta de serviços e produtos de informação on-line, em especial o guia de literatura em ambiente web. Assim, a revisão de literatura inclui temas como: redes sociais, web 2.0 e suas ferramentas (wiki, blog, social bookmarking) e guia de literatura. Na sequência, discute-se o processo de armazenagem de URL’s favoritas em plataformas de social bookmarking e o fato de que esse processo culmina com a criação de uma lista de sites ou documentos recomendados, aproximando-se da definição de um guia de literatura. Apresenta como objetivo geral a análise comparativa das plataformas de social bookmarking quanto a sua adequação para a produção de guia de literatura na web. Para tanto, desenharam-se os seguintes objetivos específicos: identificar as plataformas de social bookmarking existentes; descrever as características e plataformas de social bookmarking; avaliar a facilidade de uso das plataformas sob a perspectiva de profissionais da informação e identificar e descrever as etapas de elaboração de um guia de literatura. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva com abordagem mista no tratamento dos dados. Os procedimentos de coleta de dados priorizaram a coleta de dados qualitativa, onde foi utilizada a Teoria Fundamentada (Grounded Theory) como instrumento de investigação. Apesar da ênfase na análise qualitativa, alguns questionamentos puderam e precisaram ser avaliados também do ponto de vista quantitativo. São analisadas as plataformas Citeulike e Connotea pelo fato de que estas plataformas se preocupam com a informação acadêmica on-line. A pesquisa documental foi realizada no site das respectivas plataformas. A pesquisa de campo foi realizada em uma amostra inicial, composta por 22 alunos matriculados na disciplina de pós-graduação – Fontes de Informação. Ao todo foram aplicados três questionários. O primeiro identifica o perfil do aluno quanto ao uso da internet e de redes sociais; o segundo teve como objetivo avaliar o protótipo de um guia de literatura desenvolvido em social bookmarking, sob a perspectiva do usuário; e o terceiro teve como objetivo avaliar as plataformas de social bookmarking sob a perspectiva do desenvolvedor de um guia de literatura. A saturação teórica do estudo foi obtida por meio do questionário aplicado à equipe de duas bibliotecas americanas que utilizam o Del.icio.us para desenvolver seus guias de literatura. Os dados coletados revelam que no Connotea é mais fácil localizar a informação do que no Citeulike. Os campos disponibilizados para a descrição de documentos no Connotea não são adequados para um guia de literatura na web, já os campos do Citeulike são considerados adequados. Os participantes da pesquisa utilizariam o Citeulike para desenvolver um guia de literatura na web, mas não utilizariam o Connotea. As bibliotecas americanas, apesar de terem pesquisado sobre o Connotea e o Citeulike preferiram utilizar o Del.icio.us para disponibilizar seus guias. Dentre os motivos houve destaque para a estabilidade e número de usuários da plataforma. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
It contextualizes the web 2.0 tools in order to analyze its potential for providing online services and information products, in particular the subject guide in the web environment. Thus, the literature review includes topics such as social networking, Web 2.0 and related tools (wiki, blog, social bookmarking) and subject guide. Subsequently, it discusses the process of bookmarks storing in social bookmarking platforms and, as a consequence, this process culminates with the creation of a recommended documents or sites list, approaching the definition of a subject guide. The main objective is the comparative analysis of social bookmarking platforms and their suitability for the production of subjective guide in the web. As well, there were estabilished the following specific objectives: to identify the existing social bookmarking platforms, to describe the social bookmarking features and platforms, to evaluate the platforms easiness of use from the information professionals perspective and to identify and describe the subject guide development stages. This is an exploratory and descriptive study with mixed approach in data processing.The procedures for data collection prioritized the collection of qualitative data, using Grounded Theory as a qualitative research instrument. Despite the emphasis on qualitative analysis, some questions could and needed to be evaluated also from the quantitative point of view. It analyzes CiteULike and Connotea platforms because these platforms are concerned with online academic information. The desk research was conducted in each platform sites. The fieldwork was conducted in an initial sample of 22 post graduate students in Information Sources. Three questionnaires were applied. The first one identifies the student's profile in the use of Internet and social networks, the second was to evaluate a subject guide prototype developed from a social bookmarking under the user perspective, and the third was aimed to evaluate social bookmarking platforms from the subject guide's developer perspective. The study's theoretical saturation was obtained through the questionnaire to the staff of two american libraries that use Del.icio.us to develop their subject guides. The collected data show that in Connotea is easier to find information than in CiteULike. The fields available for the documents description in Connotea are not considered suitable for a subject guide on the web, but CiteULike fields are. Survey participants would use CiteULike to develop a subject guide on the web but would not use the Connotea. The American libraries, despite having searched on Connotea and CiteULike preferred to use Del.icio.us to make their guides. Among the reasons were emphasis on stability and number of users of the platform.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2011.
metadata.dc.relation.isbasedon: http://repositorio.unb.br/handle/10482/14864
Appears in Collections:FCI - Mestrado em Ciência da Informação (Dissertações)

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