Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/9130
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_ConstrucaoDesconstrucaoDiscurso.pdf129,26 kBAdobe PDFView/Open
Title: Construção e desconstrução do discurso culturalista na politica africana do Brasil
Authors: Saraiva, José Flávio Sombra
Assunto:: Relações internacionais - Brasil - África
Issue Date: Apr-1993
Citation: SARAIVA, José Flávio Sombra. Construção e desconstrução do discurso culturalista na politica africana do Brasil. Revista de Informação Legislativa, Brasília, v. 30, n. 118, p. 219-236, abr./jun. 1993. Disponível em: < http://www2.senado.gov.br/bdsf/item/id/176132>. Acesso em: 10 maio 2011.
Abstract: O objetivo deste texto é o de mostrar que, ao lado da formulação da política africana do Brasil (1961-hoje), foi construído um discurso para consumo interno e externo que visava apresentar a nova política como uma conseqüência natural dos séculos de contatos do Brasil com a África. Esse discurso, aqui definido como "culturalista", espraiou-se através da política externa do Brasil para a África ao longo dessas décadas. Além disso, ele construiu ilusões e ações que tornaram a política africana do Brasil um capítulo especial e distinto das demais políticas externas brasileiras. O texto está dividido em quatro partes. A primeira explora o próprio nascimento da política africana e do discurso culturalista. A segunda discute os conteúdos desse discurso e as ilusões engendradas por ele. A terceira mostra as diferentes acepções e usos do discurso culturalista ao longo das décadas em estudo, além da desconstrução do mesmo feita por setores marginais à diplomacia brasileira. Finalmente, na quarta parte, faz-se uma avaliação do discurso culturalista em suas vinculações com o universo dos interesses que o produziram.
Appears in Collections:IREL - Artigos publicados em periódicos

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/9130/statistics">



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons