Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/8993
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_HelenaCristinaAragaodeSa.pdf16,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A inter-relação dos conhecimentos científicos, cotidiano e escolar no ensino de gases
Autor(es): Sá, Helena Cristina Aragão de
Orientador(es): Silva, Roberto Ribeiro da
Assunto: Química - estudo e ensino
Estudo e ensino (Segundo grau)
Gases - atmosfera
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Ciência
Data de publicação: 8-Jul-2011
Referência: SÁ, Helena Cristina Aragão de. A inter-relação dos conhecimentos científicos, cotidiano e escolar no ensino de gases. 2006. 307 f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciências)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
Resumo: Este trabalho tem como origem a pouca aprendizagem dos alunos do Ensino Médio no estudo do tema gases. Esta dificuldade foi investigada em entrevistas com professores de Química do Ensino Médio. Os resultados mostraram que os professores não entendem com clareza o significado do conceito interdisciplinar e sua metodologia, a relação da experimentação com o ensino de Química e como se processa a construção social do conhecimento, a construção histórica dos conceitos científicos, bem como a legitimação ou não dos diferentes saberes. Assim, como resultado desta investigação e com o intuito de contribuir para a melhoria do ensino do tema gases, elaborou-se uma Proposta de Ação Profissional constituída por um módulo de ensino. Este módulo de ensino é composto de 6 unidades e possui as seguintes características: tem como base para o estudo o tema gerador "Atmosfera Terrestre"; o processo de ensino-aprendizagem é organizado com o auxílio de um paradidático; centraliza em uma abordagem teórico-prática contextualizada, com ênfase na experimentação e na exploração de vivência dos alunos e apresenta duas seções chamadas de "Pitadas da História" e "Leituras Complementares". A primeira seção apresenta aspectos históricos e filosóficos, enquanto a segunda traz informações complementares que contribuem para um melhor desempenho do professor ao propor suas atividades. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work has its origin in the insufficient learning of the subject gases by high school students. Specific difficulties were investigated in interviews with high school Chemistry teachers. Results have shown that teachers do not understand clearly the meaning of the interdisciplinarity concept and its methodology, the role of the experiments in Chemistry teaching and the social construction of the scientific knowledge. Thus, as a result of this investigation, a teaching module was elaborated aiming to improve the teaching of gases. The module contains six units, all of them having the terrestrial atmosphere as a basis. A paradidactic book is used to provide the necessary interdisciplinary approach. Simple experiments envolving gases and aspects of History of Science are also included.
Informações adicionais: Dissertação (Mestrado)-Universidade de Brasília, Instituto de Física, Instituto de Química, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, 2006.
Aparece nas coleções:IQ - Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências (Dissertações)

Mostrar registro completo do item Recomendar este item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.