Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/897
Título: Controle de gastos públicos, crise econômica e governabilidade no Brasil
Autor(es): Matias-Pereira, José
Assunto: Despesa pública
Crise econômica
Políticas públicas
Data de publicação: 1999
Citação: MATIAS-PEREIRA, José. Controle de gastos públicos, crise econômica e governabilidade no Brasil. Revista de Informação Legislativa, Brasília, v. 36, n. 144, p. 11-54, 1999.
Resumo: O artigo tem o propósito de avaliar os efeitos decorrentes da implementação das políticas governa- mentais para controlar os gastos públicos sobre a sociedade brasileira. Busca anali- sar os reflexos sobre a economia e o desen- volvimento do Brasil em decorrência das condições impostas ao país pelos órgãos supranacionais, como o FMI e Banco Mundial – BIRD, e os países ricos (G-7), especialmente o Governo dos Estados Unidos – EUA, para concretizar o acordo assinado com o FMI e questionar se essas interferências, que estabelecem políticas para promover um ajuste fiscal, que tem como único propósito o equilíbrio macro- econômico, impondo dessa forma signifi- cativos cortes orçamentários em fundos sociais e em outros setores estratégicos para o desenvolvimento, representam uma ameaça à democracia brasileira.
Aparece nas coleções:ADM - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ControleGastosPublicos.pdf201,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.