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Título: Ultramontanismo e catolicismo popular em Goiás de 1865 a 1907 à luz da sociologia da religião
Autor(es): Santos, Leila Borges Dias
Orientador(es): Santos, Eurico Antônio Gonzalez Cursino dos
Assunto: Religião e sociologia
Catolicismo
Sociologia da religião
Ritos e cerimônias
Data de publicação: 28-Jun-2011
Data de defesa: 5-Dez-2006
Referência: SANTOS, Leila Borges Dias. Ultramontanismo e catolicismo popular em Goiás de 1865 a 1907 à luz da sociologia da religião. 2006. 222 f. Tese (Doutorado em Sociologia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
Resumo: O presente estudo tem como tema a influência do movimento ultramontano sobre as práticas e manifestações do catolicismo popular goiano nos anos de 1865 a 1907, que perfaz os bispados desde D. Joaquim Gonçalves de Azevedo (1865-1876), percorre o de D. Cláudio José Ponce de Leão (1881-1890) até o de D. Eduardo Duarte da Silva (1891-1907). Os objetivos são os de descrever e analisar o que foi transformado e/ou mantido em meio às manifestações religiosas permeadas pelo catolicismo oficial e pelo popular, tendo como prisma teórico a sociologia religiosa weberiana. As fontes documentais foram extraídas de Cartas Pastorais, relatos de Visitas Pastorais, da auto-biografia de D. Eduardo, de jornais de época e de contribuições de historiadores que lidaram com temas pertinentes ao desta pesquisa. Relatos de viajantes do século XIX também contribuíram para a reconstrução do período selecionado, que teve influência de eventos católicos como o Concílio de Trento, a Encíclica Syllabus e o Concílio Vaticano I. O catolicismo reformado intentou reorganizar a administração, a liturgia e a doutrina católicas para impor o formato e a orientação do catolicismo oficial às irmandades e confrarias, organizações leigas representantes do catolicismo popular goiano que se situava em cenário agrário, pobre e isolado. Foram priorizadas, para se identificar a influência do ultramontanismo sobre as práticas populares, pelo fato de constituir em maiores subsídios de pesquisa, as festas populares do Divino Espírito Santo de Pirenópolis e a do Divino Pai Eterno de Trindade, o que caracteriza o estudo como histórico e sociológico. A conclusão diz respeito à manutenção da natureza mágica no catolicismo popular goiano do recorte em função da preponderância dos rituais populares não substituídos pelas doutrina e liturgia oficiais. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The present study has as theme the influence of the movement of the ultramontanism about the practices and manifestations of the Catholicism popular in Goiás in the years from 1865 to 1907, that is included in the bishoprics from D. Joaquim Gonçalves de Azevedo (1865-1876), it travels the one of D. Cláudio José Ponce de Leão (1881-1890) until the one of D. Eduardo Duarte da Silva (1891- 1907). The objectives are the ones of to describe and to analyze what was maintained amid the religious manifestations permeated by the official Catholicism or was transformed and for the popular, tends as theoretical prism the weberian religious sociology. The documental sources were extracted of Pastoral Letters, reports of Pastoral Visits, of D. Eduardo's solemnity-biography, of time newspapers and of historians' contributions that worked with pertinent themes to the of this research. Travelers' of the century reports XIX also contributed to the reconstruction of the selected period, that had influence of Catholic events as the Council of Trento, the Syllabus Encyclical and the Vaticano I Council. The reformed Catholicism he/she attempted to reorganize the administration, the liturgy and the Catholic doctrine to impose the format and the orientation of the official Catholicism to the fraternities and brotherhoods, organizations lay representatives of the Catholicism popular in Goiás that located in agrarian, poor and isolated scenery. They were prioritized, to identify the influence of the ultramontanism on the popular practices, for the fact of constituting in larger research subsidies, the popular parties of the Divino Espírito Santo de Pirenópolis and the one of the Divino Pai Eterno de Trindade, what characterizes the study as historical and sociological. The conclusion says respect to the maintenance of the magic nature in the Catholicism popular in Goiás of the cutting in function of the preponderance of the popular rituals not substituted by the doctrine and liturgy officials. ___________________________________________________________________________________ RÉSUMÉ
La présente étude a pour thème l'influence du mouvement ultramontain sur les pratiques et les manifestations du catholicisme populaire goiano de 1865 à 1907, et couvre les évéchés de D. Joaquim Gonçalves de Azevedo (1865-1876), de D. Cláudio José Ponce de Leão (1881-1890) et de D. Eduardo Duarte Da Silva (1891-1907). La description et l'analyse de ce qui a été transformé et/ou maintenu dans le cadre des manifestations religieuses traversées par le catholicisme officiel et par le populaire ont été réalisées ayant pour prisme théorique la sociologie religieuse wébérienne. Les sources documentaires ont été extraites de Lettres Pastorales, de récits de Visites Pastorales, de l'autobiographie de D. Eduardo, de journaux d'époque et de contributions d'historiens qui traitaient de sujets pertinents à celui de cette recherche. Des récits de voyageurs du XIXe siècle ont aussi contribué à la reconstruction de la période sélectionnée, qui a été influencée par des évènements catholiques comme le Concile de Trento, l'Encyclique Syllabus et le Concile Vatican I. Le catholicisme réformé a essayé de réorganiser l'administration, la liturgie et la doctrine catholiques pour imposer le format et l'orientation du catholicisme officiel aux fraternités et aux confréries, organisations laïques représentatives du catholicisme populaire goiano qui se situait sur un plan agraire, pauvre et isolé. Pour identifier l'influence de l'ultramontanisme sur les pratiques populaires, par le fait de se constituer en plus grandes subventions de recherche, on a donné priorité aux fêtes populaires du Divino Espírito Santo de Pirenópolis et du Divino Pai Eterno de Trindade, ce qui caractérise l'étude comme historique et sociologique. La réponse au problème est liée à la manutention de la nature magique dans le catholicisme populaire goiano en fonction de la prépondérence des rituels populaires qui n'ont pas été substitués par la doctrine et la liturgie officielles.
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2006.
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