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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/8681
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Title: Aspectos subjetivos no ensino/aprendizagem de Bio Cibernética Bucal : uma investigação em um curso online
Other Titles: Aspectos Subjetivos no Ensino/Aprendizagem de Bio Cibernética Bucal : uma investigação em um curso online
Authors: Teles, Ana Maria Orofino
Orientador(es):: Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira
Assunto:: Ensino e aprendizagem
Saúde bucal
Subjetividade
Issue Date: 27-Jun-2011
Citation: TELES, Ana Maria Orofino. Aspectos subjetivos no ensino/aprendizagem de Bio Cibernética Bucal: uma investigação em um curso online. 2010. xi, 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Abstract: O tema central desta pesquisa é o estudo dos processos subjetivos no ensino e aprendizagem de um pensamento complexo na área da saúde, particularmente a saúde ligada à oralidade. É um trabalho que apresenta um conceito de saúde sob uma perspectiva complexa e transdisciplinar. Busca também descrever a Bio Cibernética Bucal, inserindo-a num patamar acadêmico. O eixo da pesquisa são os processos subjetivos que emergem em um curso online moldado sob a ótica da complexidade. O que justifica este eixo é o interesse em observar o que acontece com o sujeito que aprende um conceito que está estruturado de uma forma diferente daquele que aprendeu na formação acadêmica. O objetivo geral é investigar aspectos que indicam os movimentos nas configurações subjetivas e de produção de novos sentidos subjetivos nos participantes de um curso online de Bio Cibernética Bucal. Os objetivos específicos são: (1) descrever e sistematizar a Bio Cibernética Bucal como um pensamento complexo; (2) delinear a estrutura/dinâmica do curso investigado; (3) buscar indícios dos aspectos subjetivos e de aprendizagem dos participantes nos diferentes relatos registrados ao longo do curso online que compõem suas vivências de sujeitos concretos. As bases teóricas do trabalho são a teoria histórico-cultural da subjetividade de González Rey para o entendimento dos processos subjetivos e também dos processos de aprendizagem; a epistemologia da complexidade organizada por Edgar Morin, ainda que outros autores tenham sido considerados como relevantes na construção dessa base epistemológica do trabalho, partindo de um entendimento contextualizado da filosofia da ciência para alcançar o pensamento pós-moderno; e, por fim, a própria Bio Cibernética Bucal, que aparece na pesquisa como o pensamento complexo que será ensinado aos participantes. Para alcançar os objetivos propostos elegeu-se como estratégia de pesquisa a Epistemologia Qualitativa e usou-se a análise de conteúdo construtivo-interpretativa para a interpretação dos dados. O cenário da pesquisa é um curso online de Bio Cibernética Bucal realizado entre 2008 e 2009. Os participantes são onze profissionais de odontologia, um de fisioterapia e os dois tutores do curso. Os resultados da pesquisa apontaram indicadores de emergência do sujeito, de transformação de configuração subjetiva a partir da produção de novos sentidos subjetivos, assim como de resistências ao encontro com o pensamento incerto e paradoxal. Conclui-se que este é um campo fértil para futuros estudos e ampliação de debates acerca da adaptação dos processos educacionais aos modelos de ensino que prestigiem o pensamento complexo e a aprendizagem como um processo subjetivo.
Abstract: The main theme of this research is the study of subjective processes in teaching and learning based on a complex thought of the health area, particularly healthcare related to orality. It’s a work that presents a healthcare concept under a complex and transdisciplinary perspective. It also seeks to describe the Buccal bio-cybernetics within an academic baseline. The central axis of this research is the subjective processes that emerge from an online course based on complexity viewpoint. The interest is to observe what happens with a person that learns a concept organized in a different structure from the one he or she learned in the academic graduation. The main goal is to investigate aspects that point out movements on subjective configurations and the production of new subjective senses in the participants of a Buccal Biocybernetics online course. The specific goals are: (1) to describe and to systematize theoretically the Buccal Bio-cybernetics as a complex thought; (2) to outline the structure/dynamics of the investigated course and (3) to seek evidences of the participant’s subjective aspects and learning aspects throughout the different reports that have been registered during the online course, including their personal experiences. The theoretical baseline of this study is the historical-cultural subjectivity theory developed by Gonzalez Rey to understand the subjective processes and also the learning processes. The epistemology of complexity organized by Edgar Morin, even considering other authors that have contributed to this epistemological baseline, starts by contextualizing knowledge of the Philosophy of Science to achieve the post-modern thought. And, finally, the Buccal Bio-cybernetics itself, that appears in this research as the complexity thought that had been taught to participants. To reach the proposed goals, the Qualitative Epistemology has been chosen and the constructiveinterpretative content analysis has been used to data’s interpretation. The research scenario is a Buccal Bio-cybernetics online course realized between 2008 and 2009. The participants are eleven dentists, one physiotherapist and two tutors of the course. The research results points out indicators that subjectivity has been revealed, subjective configuration changes by the production of the new subjective senses, as well as resistance have emerged facing the uncertain and paradoxical thinking. The study concludes that this is a rich field for future researches and to expand debates about the adaptation of the educational processes to the teaching models that valorizes complex thought and learning as a subjective process.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2010.
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