Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/8466
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_Chris_Alves_da_Silva_2010.pdf760,78 kBAdobe PDFView/Open
Title: Crianças e computadores : um estudo exploratório sobre a informática na educação infantil no Distrito Federal
Authors: Silva, Chris Alves da
Orientador(es):: Santos, Gilberto Lacerda
Assunto:: Educação de crianças
Pedagogia
Tecnologia da informação
Informática
Issue Date: 20-Jun-2011
Citation: SILVA, Chris Alves da. Crianças e computadores: um estudo exploratório sobre a informática na educação infantil no Distrito Federal. 2010. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Abstract: Em um momento em que a sociedade procura se integrar às novas tecnologias de informação, comunicação e expressão, este estudo teve como objetivo principal compreender a relação entre crianças e computadores considerando o uso da informática na prática docente dos professores de educação infantil do Distrito Federal, por meio da análise de situações em que o computador é empregado, da identificação de sua inserção nas rotinas de trabalho e da abordagem das posturas dos professores. Para tanto, em um primeiro momento, foram realizados estudos teóricos sobre a educação infantil, a informática educativa e o uso dos computadores pelos professores. Posteriormente, foram realizadas entrevistas, com professores, nas quais se pôde identificar posturas profissionais que caminham na linha tênue entre querer aprender a utilizar o computador na educação infantil e crenças de incapacidade quanto a utilizar tal recurso em sua prática pedagógica. Os professores revelaram insatisfações em relação ao uso do computador que demonstram o desejo de superar suas limitações pedagógicas, impactando, assim, suas práticas pedagógicas e formando redes de aprendizagem. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
In a time that society seeks to integrate new informational, communication and expression technologies, this study aimed to understand the relationship between children and computers considering the use of computers in pedagogical practices of early childhood education at Distrito Federal, Brazil. Specifically, this study aimed to analyze the situations of computer use, identifying its insertion in work routines and the teachers’ attitudes regarding their use. Therefore, at first, were conduct theoretical studies about early childhood education, computer education and use of computers by teachers. Subsequently, were conduct interviews with teachers, from which it was possible to identify professional attitudes that highlight a thin line between the motivation to learn to use the computer and the beliefs regarding the inability to use this feature in their teaching practices. The interviewed teachers reported dissatisfaction related to computer use that demonstrates the desire to overcome their pedagogical limitations, so that actually impacting their teaching practice and forming networks of learning.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2010.
Appears in Collections:FE - Mestrado em Educação (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/8466/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.