Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/8452
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010_AnnieLamontagne.pdf1,93 MBAdobe PDFView/Open
Title: Os impactos do processo de licenciamento ambiental : analise da administração estatal do conflito socioambiental, interetnico e multicultural da usina hidreletrica de estreito
Authors: Lamontagne, Annie
Orientador(es):: Silva, Cristhian Teófilo da
Assunto:: Conflito social
Impacto ambiental
Índios - terras - divisão e demarcação
Issue Date: 17-Jun-2011
Citation: LAMONTAGNE, Annie. Os impactos do processo de licenciamento ambiental: analise da administração estatal do conflito socioambiental, interetnico e multicultural da usina hidreletrica de estreito. 2010. 145 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Abstract: Esta dissertação apresenta uma análise da textualização discursiva do conflito socioambiental, interétnico e multicultural em torno da Usina Hidrelétrica de Estreito, localizada no Rio Tocantins, a partir de sua dinâmica de internalização administrativa pelo Estado. A origem do conflito se situa, em nosso olhar, na dialética da dupla face do Estado: agente de desenvolvimento por meio dos projetos econômicos e protetor da natureza e das populações vulneráveis. Analisam-se as formas de administração e as respostas ao conflito fornecidas pelos campos burocráticos da administração estatal, do setor privado e das ONGs, com apoio na análise de discurso crítica de Fairclough. A pesquisa examina o aspecto semântico da noção de impacto, com inclusão da visão do mundo indígena, e seus “impactos” para o processo de licenciamento. Questiona-se, num contexto de economia escriturística e de legitimação pelo procedimento, as possibilidades e estratégias das coletividades afetadas e seus aliados de influenciar, mediante a dimensão textual, um processo que transforma seu referencial socioeconômico e cultural. Finalmente, comenta-se o desfecho provável dessa estruturação administrativa do conflito, examinando-se o saldo para as partes envolvidas e a situação de mudança social dirigida que o processo de licenciamento introduz na vida das populações “atingidas”.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas, 2010.
Appears in Collections:ELA - Mestrado Acadêmico em Estudos Comparados sobre as Américas (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/8452/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.