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Title: Utilização da Engenharia territorial para a indução do desenvolvimento sustentável das áreas circundantes aos sítios aeroportuários : o caso do aeroporto de Viracorpos
Authors: Sardinha, Samara Alecrim
Orientador(es):: Aragão, Joaquim José Guilherme de
Assunto:: Engenharia civil
Engenharia ambiental
Engenharia de transportes
Aeroportos - planejamento
Issue Date: 14-Jun-2011
Citation: SARDINHA, Samara Alecrim. Utilização da Engenharia territorial para a indução do desenvolvimento sustentável das áreas circundantes aos sítios aeroportuários: o caso do aeroporto de Viracorpos. 2010. 149 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes Urbanos)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Abstract: Os aeroportos são geradores de emprego e de comércio; possuem um potencial de complexos econômicos com a agregação de vários empreendimentos comerciais ou industriais em um mesmo local, além disso, a região próxima de um aeroporto propicia a oferta de serviços e produtos de alto valor agregado. Representam um polo de desenvolvimento econômico, pois além da infraestrutura que oferecem (transporte público, vias de acesso, água encanada, energia elétrica, etc.), geram demanda por mão-de-obra com a criação de empregos diretos e indiretos. Pode-se afirmar que o aeroporto movimenta a economia de uma região, e por isso são equipamentos urbanos essencial ao desenvolvimento local. Porém, também são vetores do desenvolvimento urbano, atraindo especialmente a ocupação irregular e desordenada que, com o tempo, acaba por invadir seu sítio e impedindo suas operações. Contudo, com um planejamento adequado do uso do solo ao redor dos aeroportos é possível garantir um crescimento sustentável. Melhor do que isso: é possível potencializar a utilização desse equipamento urbano induzindo a ocupação do solo próximo com indústrias ou comércios compatíveis com a atividade aeroportuária. Para isso, é necessário recorrer aos conceitos do Planejamento Territorial e se utilizar da Engenharia Territorial como um instrumento desse planejamento. Dessa forma, é possível desenvolver um programa de desenvolvimento regional, ou o Programa Territorial, que tem por essência a utilização harmônica dessa infraestrutura com os interesses econômicos do uso do solo com os regulamentos e normas da aviação civil, possibilitando um aproveitamento ótimo deste solo e buscando uma utilização econômica que beneficie igualmente à sociedade e ao equipamento urbano. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
Airports generate jobs and trade; they have an economic potential because they gather a several business and industry in just one place, moreover, the region near an airport provides a range of services and products with high addedvalue. They represent an economic hub of development because they offer a large infrastructure (public transport, access roads, water plumbing, electricity, etc.) they demand a labor workforce and they create a lot of direct and indirect jobs. It´s possible say that the airport drives a region´s economy, and that they are essential urban facilities, necessary to the local development. But they are also vectors of urban occupation, especially because they attract the irregular and disorderly occupation that, over time, encroach on the airport’s site and affect its operations. However, with a suitable use planning of the land around the airport is possible to ensure a sustainable growth. Better than that: it´s possible to improve the use of such urban equipment inducing the occupation of its next land with compatible industries and businesses. Therefore, it is recourse to concepts of Territorial Planning and Territorial Engineering as an instrument of the use land planning. Thus, it is possible to develop a regional program, or a territorial program, which essence is the harmonic use of the infrastructure with the economic interests of the soil using, observing the civil aviation´s regulations and standards, and allowing an optimal use that brings economic benefits for the society and for the urban equipment.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasilia, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engeharia Civil e Ambiental, 2010.
Appears in Collections:ENC - Mestrado em Transportes Urbanos (Dissertações)

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