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Title: Avaliação de programas sociais : um estudo sobre os efeitos de um programa de educação alimentar visando à melhoria de hábitos alimentares
Authors: Souza, Milton Mattos de
Advisor: Laros, Jacob Arie
Keywords: Política social - aspectos nutricionais - Brasil
Behaviorismo (Psicologia) - Brasil
Nutrição - aspectos psicológicos - Brasil
Política alimentar - Brasil
Issue Date: 10-Jun-2011
Submit Date: 12-Aug-2010
Citation: SOUZA, Milton Mattos de. Avaliação de programas sociais: um estudo sobre os efeitos de um programa de educação alimentar visando à melhoria de hábitos alimentares. 2010. xx, 205 f., il. Tese (Doutorado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Abstract: Na última década pode ser observado um crescente interesse teórico e prático sobre o comportamento alimentar. Na maioria das vezes, esse interesse se baseia na noção de que um melhor entendimento dos determinantes do comportamento alimentar aumenta o sucesso de ações que promovem práticas alimentares saudáveis. Esta tese investigou a eficácia de um programa de educação nutricional, Cozinha Brasil, que visa melhorar as práticas nutricionais de famílias de baixa renda de todas as cinco regiões do Brasil. O programa ensina os adultos de baixa renda como planejar, comprar e preparar alimentos de baixo custo para uma dieta nutritiva. O presente estudo teve dois objetivos principais: (1) avaliar a eficácia do Programa Cozinha Brasil e (2) elaborar um modelo teórico para predizer o comportamento alimentar. Foi elaborado o modelo lógico do Programa Cozinha Brasil para facilitar a avaliação da sua efetividade. O modelo lógico mostra a teoria do programa que contém as relações lógicas entre os recursos que estão investidos, as atividades realizadas e as mudanças pretendidas. Em outras palavras, a teoria do programa contém uma série de relações causais que são esperadas para conduzir aos resultados desejados ao longo do tempo. A fim de determinar em que grau os efeitos pretendidos com o programa, foram atingidos, um delineamento quase-experimental com grupo de controle com pré-teste e pós-teste foi utilizado. O grupo experimental e o grupo controle consistiram de 19.626 e 317 participantes, respectivamente. Os efeitos foram analisados em relação a três construtos: o conhecimento alimentar, atitude alimentar e comportamento alimentar. Para esses construtos foram construídas escalas com os coeficientes de confiabilidade variando de 0,70 a 0,81. Para avaliar os efeitos do programa, os métodos utilizados foram: pareamento por escore de propensão e diferenças em diferenças. Os resultados mostram evidências de efeitos positivos do programa em todos os três construtos avaliados: conhecimento alimentar, atitude alimentar e comportamento alimentar, com tamanhos dos efeitos variando de 0,66 a 1,61: o maior tamanho de efeito foi observado para o conhecimento alimentar. O modelo teórico que foi desenvolvido é uma adaptação da teoria do comportamento planejado (TCP). A TCP postula três construtos (atitude em relação ao comportamento, norma subjetiva e controle percebido) que prevêem a intenção comportamental. Por sua vez a intenção comportamental e o controle percebido permitem predizer o comportamento atual. A fim de desenvolver um modelo teórico baseado no TCP, foram construídas escalas para a norma subjetiva, controle percebido e intenção comportamental, com coeficientes de confiabilidade variando de 0,71 a 0,81. A modelagem por equações estruturais (MEE) foi utilizada para avaliar a qualidade do ajuste dos modelos de mensuração das escalas. Os resultados mostraram ajustes bons ou satisfatórios dos modelos. Três modelos alternativos ao modelo teórico foram testados: todos os modelos apresentaram uma boa adequação, mas o melhor ajuste foi observado para o terceiro modelo no qual norma subjetiva foi excluída e conhecimento alimentar foi incluído. A presente pesquisa mostrou que os efeitos pretendidos do programa de educação nutricional, Cozinha Brasil, foram alcançados. Os participantes do programa mostraram um aumento do nível de conhecimento alimentar, uma mudança de atitude positiva em relação à adoção de práticas alimentares saudáveis e uma mudança positiva no comportamento alimentar. Uma das contribuições mais fundamentais desta tese é a elaboração de um modelo teórico que permite a predição do comportamento alimentar. Este modelo pode ser extremamente útil no planejamento futuro do programa de educação alimentar Cozinha Brasil. ________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The last decades an increasing theoretical and practical interest in research on nutrition related behavior can be observed. To a large extent, this interest is based on the notion that a better understanding of the determinants of food behavior increases the success of actions that promote healthy nutritional practices. This thesis investigated the effectiveness of a nutrition education program, Cozinha Brasil (Brazilian Cooking), designed to improve healthy nutritional practices of low-income families of all five regions of Brazil. The program teaches low-income adults how to plan, purchase and prepare low-cost foods for a nutritious diet. The present study had two main objectives: (1) to evaluate the effectiveness of the program Cozinha Brasil and (2) to elaborate a theoretical model to predict Food Behavior. A logic model of the program Cozinha Brasil was elaborated to facilitate the evaluation of its effectiveness.A Logic Model shows the Program Theory which contains the logical relationships among the resources that are invested, the activities that take place and the intended changes. In other words, the Program Theory contains a series of assumed causal relationships that are expected to lead to desired outcomes over time. In order to determine to what degree the intended effects of the program were realized, a quasiexperimental control group design with a pre-test and post-test was used. The experimental group and control group consisted of 19.626 and 317 participants, respectively. The effects were analyzed in relation to three constructs: food knowledge, food attitude and food behavior. For these constructs scales were constructed with reliability coefficients ranging from .70 to 81. To assess the effects of the program the following methods were used: propensity score matching and differences in differences. Results show evidence of positive program effects on all three evaluated constructs: food knowledge, food attitude and food behavior with effect sizes ranging from .66 to 1.61: the largest effect size was observed for food knowledge. The theoretical model that was developed is an adaptation of the Theory of Planned Behavior (TPB). The TPB postulates three constructs (attitude towards behavior, subjective norm, and perceived control) that predict behavioral intention. In turn, behavioral intention and perceived control permit prediction of actual behavior. In order to develop a theoretical model based on the TPB, scales were constructed for subjective norm, perceived control and behavioral intention with reliability coefficients ranging from .71 to .81. Structural Equation Modeling (SEM) was used to assess the goodness of fit of the measurement models of the scales. Results showed either a good or satisfactory model fit. Three alternative models of the theoretical model were tested: all models showed a good model fit, but the best fit was observed for the third model in which subjective norm was excluded and food knowledge was included. The present research showed that intended effects of the nutrition education program, Cozinha Brasil, were realized. The program participants showed an increased level of knowledge about food, a positive attitude change regarding the adoption of healthy nutritional practices and a positive change in food behavior. One of the most fundamental contributions of thesis is the elaboration of a theoretical model which permits prediction of nutrition related behavior. This model can be extremely useful in future planning of the nutritional educational program Cozinha Brazil.
Additional Information: Tese (doutorado)-Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2010.
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