Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/8147
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_QuemNaoGeometra.pdf143,2 kBAdobe PDFView/Open
Title: "Quem não é geômetra não entre!" : geometria, filosofia e platonismo
Authors: Cornelli, Gabriele
Coelho, Maria Cecília de Miranda Nogueira
Assunto:: Filosofia
Matemática
Platonismo
Issue Date: Jul-2007
Citation: CORNELLI, Gabriele; COELHO, Maria Cecília de Miranda Nogueira. "Quem não é geômetra não entre!": geometria, filosofia e platonismo. Kriterion, Belo Horizonte, v. 48, n. 116, p. 417-435, dez./2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/kr/v48n116/a0948116.pdf>. Acesso em: 24 fev. 2011. doi: 10.1590/S0100-512X2007000200009.
Abstract: O objetivo deste artigo é analisar, a partir dos textos de Platão e de comentadores, a apresentação de argumentos a favor da utilização da matemática e da geometria como propedêutica à aprendizagem da filosofia, bem como investigar as reverberações da ontologia e da epistemologia platônicas nesse programa pedagógico. Pretende-se, ainda, apontar comparativamente similaridades entre crises nos fundamentos da matemática e seu impacto na concepção de racionalidade, tanto no universo grego antigo como na contemporaneidade. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The aim of this paper is to analyze, based on Plato's and commentators' texts, the presentation of arguments for the use of mathematics and geometry as propaedeutics to philosophy learning, as well as to investigate the reverberations of platonic ontology and epistemology in this pedagogical program. The paper will also consider similarities between crises in the foundations of mathematics and the impact of these crises on the conception of rationality, both in ancient Greek universe and in contemporary world.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0100-512X2007000200009
Appears in Collections:FIL - Artigos publicados em periódicos

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/8147/statistics">



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons