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Título: De ginásio agrícola à instituição de ensino superior : o caso do Centro Federal de Educação Profissional e Tecnológica de Rio Pomba -MG
Autor(es): Oliveira, Brasilina Elisete Reis de
Orientador(es): Kipnis, Bernardo
Assunto: Ensino profissional
Escolas - organização e administração
Mudanças organizacionais
Data de publicação: 31-Mai-2011
Referência: OLIVEIRA, Brasilina Elisete Reis de. De ginásio agrícola à instituição de ensino superior: o caso do Centro Federal de Educação Profissional e Tecnológica de Rio Pomba - MG. 2010. 88 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar as implicações oriundas de um processo de mudança organizacional, em especial no Centro Federal de Educação Profissional e Tecnológica de Rio Pomba - MG, na percepção dos sujeitos envolvidos. O referencial teórico enfoca os conceitos de organização e de mudança organizacional bem como as razões, tipos, conseqüências e resistências à mudança. Trata-se de um estudo de caso para o qual se realizou uma análise documental, buscando fazer um breve histórico da instituição, utilização do método qualitativo na aplicação de uma entrevista semi-estruturada a uma amostra da população que compõe o quadro de servidores do Centro Federal de Educação Profissional e Tecnológica - CEFET Rio Pomba, com mais de cinco anos de efetivo exercício e que assistiram ao processo de mudança ocorrido na instituição, e ainda, um grupo focal entre servidores componentes do quadro de gestores no momento da mudança. O principal resultado da pesquisa sinalizou a conclusão de que o processo de mudança pode gerar conflitos se não for bem planejado, mas pode também trazer grandes melhorias para a comunidade, tanto interna quanto externa. A comunidade escolar recebeu bem a mudança ocorrida na instituição pesquisada, destacando como pontos positivos mais relevantes a expansão da escola e o aumento de cursos, os quais trouxeram mais alunos e novos servidores e também maiores condições de crescimento profissional para os servidores. Em alguns pontos, pode-se observar também certa resistência, tendo como principais causas: falta de planejamento, falha na comunicação, relação de poder e mando e jogos de interesses, porém, nada que não concebesse a mudança como um acontecimento positivo para todos. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work has as objective to analyze the implications originated from the organizational change process, especially in the Federal Center of Professional and Technological Education of Rio Pomba – MG, in the perception of the involved subjects. The theoretical referencial focuses the organization concepts and the organizational change as well as the reasons, types, consequences and resistances to the change. This is a study case for which it was taken place a documental analysis, trying to do a brief history of the institution, using the qualitative method in the application of a semi-structured interview to a sample of the population that composes the servants staff of the Federal Center of Professional and Technological Education - CEFET Rio Pomba, with more than five years of effective exercise and that attended the change process happened in the institution, and still, a focal group among servants comprising the managers staff at the moment of the change. The main result of the research signposted the conclusion that the change process can generate conflicts if it is not well planned but it can also bring great improvements for the community, both internal and external. The school community received well the change happened in the researched institution, highlighting as the most relevant positive points the school expansion the increase of the number of courses bringing more students and new servants and also more conditions of professional growth for the servants. In some points, it can also be observed certain resistance, having as main causes: lack of planning, communication problems, relationship of power and command and interests games, however, nothing that could conceive the change as a positive event for everyone.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2010.
Aparece nas coleções:FE - Mestrado em Educação (Dissertações)

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