Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/8116
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009_FelipeTurattoBaptista.pdf237,55 kBAdobe PDFView/Open
Title: Modelo de preços hedônicos para apartamentos em Brasília
Authors: Baptista, Felipe Turatto
Orientador(es):: Gomes, Victor
Assunto:: Economia
Mercado imobiliário - Brasília (DF)
Valor (Economia) - habitação - Brasília (DF)
Issue Date: 30-May-2011
Citation: BAPTISTA, Felipe Turatto. Modelo de preços hedônicos para apartamentos em Brasília. 2008. 51 f., il. Dissertação (Mestrado em Economia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Abstract: Este trabalho busca entender o funcionamento da demanda no mercado imobiliário, as necessidades e preferências dos consumidores por habitação em Brasília. Para isso o autor utiliza o método dos preços hedônicos para estimar a disposição a pagar dos consumidores por imóveis residenciais na cidade. Foi construído um banco de dados com 850 observações a partir de ofertas de aluguéis de imóveis retirados de um classificados virtual. A amostra inclui os preços, as localizações e as características que são normalmente anunciadas e, portanto, relevantes para a valoração de imóveis. A localização mostrou ser uma variável importante, como era esperado, com destaque para as quadras mais próximas ao “eixão” e à beira lago Paranoá. As áreas residenciais de Brasília são mais valorizadas que as comerciais e a qualidade e idade dos imóveis se revelaram variáveis estruturais (omitidas na regressão) determinantes na escolha do consumidor. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This article tries to understand, the consumers’ preference and how the demand size of the real estate market works in Brasília. For that, it applies the technique of hedonic pricing model to estimate the households’ willingness to pay for renting houses in Brasília. In order to do that, it was constructed an 850 observations-database from announces of a virtual classifieds. The sample includes prices, locations and others normally announced variables. The result indicates that location is important, places near “eixão” and Paranoá lake are highly valued and residential region are more valuable than commercial.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação em Economia, 2008.
Appears in Collections:ECO - Mestrado em Economia (Dissertações)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/8116/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.