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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/8097
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Title: Democracia participativa e políticas públicas de esporte e lazer : o Programa Esporte na Comunidade (Fortaleza/CE)
Other Titles: Democracia participativa y políticas públicas de deporte y ócio : el Programa Deporte en la Comunidade (Fortaleza/CE)
Participatory democracy and public policy for sport and leisure : the Program Sport Community (Fortaleza/CE)
Authors: Oliveira, Ana Amélia Neri
Orientador(es):: Suassuna, Dulce Maria Filgueira de Almeida
Trompieri Filho, Nicolino
Assunto:: Políticas públicas - lazer
Políticas públicas - esportes
Issue Date: 30-May-2011
Citation: OLIVEIRA, Ana Amélia Neri. Democracia participativa e políticas públicas de esporte e lazer: o Programa Esporte na Comunidade (Fortaleza/CE). 2010. 251 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Abstract: O estudo investigou os princípios “acesso”, “democratização” e “participação política”, que compreendem o conceito de democracia participativa, nas políticas públicas de esporte e lazer do município de Fortaleza/CE (2005-2008), considerando como recorte o Programa Esporte na Comunidade (PENC). Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, que teve como delineamento o estudo de caso, utilizando-se como técnicas questionário, entrevista e observação. Os sujeitos da pesquisa se constituíram por participantes e responsáveis (pais) e professores do programa, grupo gestor e lideranças comunitárias. O trabalho de campo foi realizado em cinco comunidades núcleos do programa, a saber: Planalto Universo, Rosalina, Serrinha, Presidente Kennedy e João Paulo II. A análise dos dados foi realizada com base na análise das falas dos sujeitos entrevistados, cruzando-se informações descritivas apontadas pela análise dos questionários (com o auxílio do Programa Computacional Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 15.0 para windows), que permitiu caracterizar a população atendida, complementados pelos registros obtidos por meio da observação e pelos levantamentos bibliográfico e documental. Pelos resultados, pode inferir que o “acesso” ao programa é limitado em relação à inserção dos adultos nas atividades, sobretudo das mulheres, e à situação de instabilidade no funcionamento dos núcleos. Em relação à consolidação do princípio “democratização”, destaca-se a existência de canais de diálogo importantes com as comunidades. Estes, apesar de assumirem uma configuração diminuta e limitada no tocante ao atendimento das demandas de esporte e lazer das comunidades atendidas, sinalizam para a possibilidade de construção de um modelo alternativo de intervenção governamental no setor do esporte e lazer no município de Fortaleza/CE. No quadro do programa existem dois limites para a consolidação do princípio “participação política”, quais sejam: (a) o modo como o governo se estrutura, que tem como escopo a ineficiência de seus órgãos e a burocratização no que tange, respectivamente, à construção e manutenção de equipamento de esporte e lazer e à viabilização e liberação de recursos orçamentários necessários à manutenção dos núcleos; (b) a carência das comunidades quanto às práticas participativas, que de certa forma impediriam o avanço do debate em torno da soberania popular das comunidades. _______________________________________________________________________________ RESUMEN
El presente estudio investigó los principios “acceso”, “democratización” y “participación política”, que comprenden el concepto de democracia participativa en las políticas públicas de deporte y ocio del municipio de Fortaleza/CE (2005-2008), considerando como recorte el “Programa Esporte na Comunidade” (PENC). Se trata de una investigación con abordaje cualitativo, que tuvo como delineamiento el estudio de caso, utilizándose como técnicas cuestionario, entrevista y observación. Los sujetos de la investigación se constituyeron como participantes y responsables (padres de los alumnos) y profesores del programa, grupo gestor y lideranzas comunitarias. El trabajo de campo fue realizado en cinco comunidades núcleos del programa, a saber: Planalto Universo, Rosalina, Serrinha, Presidente Kennedy y João Paulo II. El análisis de los datos fue realizado con base en el análisis de las fallas de los sujetos entrevistados, cruzándose informaciones descriptivas apuntadas por el análisis de los cuestionarios (con el auxilio del Programa Computacional Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versión 15.0 para windows), que permitió caracterizar la población atendida, complementados por los registros obtenidos por medio de la observación y por los levantamientos bibliográfico y documental. Con los resultados, se puede inferir que el “acceso” al programa es limitado en relación a la inserción de los adultos en las actividades, sobre todo de las mujeres, y a la situación de instabilidad en el funcionamiento de los núcleos. En relación a la consolidación del principio “democratización”, se destaca la existencia de canales de diálogo importantes con las comunidades. Estas, a pesar de asumir una configuración diminuta y limitada en lo tocante al atendimiento de las demandas de deporte y ócio de las comunidades atendidas, son señaladas para la posibilidad de construcción de un modelo alternativo de intervención gubernamental en el sector del deporte y ocio en el municipio de Fortaleza/CE. En el cuadro del programa existen dos límites para la consolidación del principio “participación política”, los cuales son: (a) el modo como el gobierno se estructura, que tiene como escopo la ineficiencia de sus órganos y la burocratización en lo que corresponde, respectivamente, a la construcción y manutención de equipos de deporte y ócio y a la viabilización y liberación de recursos orsamentarios necesarios para la manutención de los núcleos; (b) la carencia de las comunidades en cuanto a las prácticas participativas, que de cierta forma impedirian el avance del debate en torno a la soberania popular de las comunidades. ________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The study investigated the principles of "access", "democratization" and "political participation" that understand the concept of participatory democracy, public policy for sport and leisure in the city of Fortaleza (2005-2008), considered as cutting the “Programa Esporte na Comunidade”. This is a qualitative research approach, which was to design the case study, using techniques such as questionnaire, interview and observation. The research subjects were constituted by participants and leaders (students' parents) and teachers of the program group manager and community leaders. The fieldwork was conducted in five communities cores program, namely: Planalto Universo, Rosalina, Serrinha, Presidente Kennedy and João Paulo II. Data analysis was based on analyzing the speeches of the interviews, crossing descriptive information indicated by the analysis of questionnaires (with the aid of the computer program Statistical Package for Social Sciences (SPSS) version 15.0 for "windows") , which allowed characterization of the population served, complimented by records obtained through observation and surveys by bibliographic and documentary. The results led to infer that the "access" to program and limited in relation to the insertion of adults in activities, especially women, and by instability in the functioning of the cores. Regarding the consolidation of the "democratization", highlights the existence of important channels of dialogue with communities. These, despite taking a small setting and limited with regard to addressing the demands of sport and leisure in the targeted communities, point to the possibility of constructing an alternative model of government intervention in the sector of sport and leisure in the city of Fortaleza. As part of program there are two limits to the consolidation of the "political participation", namely: (a) how the government structure, which is scoped to the inefficiency of its organs and bureaucratization in terms, respectively, the construction and maintenance of sports equipment and leisure and the viability and release of budgetary resources required for maintenance of the cores, (b) lack of communities with regard to participatory practices, which in some way blocked out the progress of the debate on popular sovereignty communities.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2010.
Appears in Collections:FEF - Mestrado em Educação Física (Dissertações)

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