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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/8058
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Title: Identificação da aptidão da infraestrutura de transporte : o caso dos terminais ferroviários de carga
Other Titles: Identifying the loading capacity of the transport infrastructure : the case of the railroad loading terminals
Authors: Leite, Rogério Lezino Costa
Orientador(es):: Yamashita, Yaeko
Assunto:: Engenharia de transportes
Engenharia ferroviária
Transporte ferroviário - aspectos econômicos
Issue Date: 26-May-2011
Citation: LEITE, Rogério Lezino Costa. Identificação da aptidão da infraestrutura de transporte: o caso dos terminais ferroviários de carga. 2010. xvi, 122 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes Urbanos)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Abstract: Os terminais ferroviários de carga são pontos de acesso entre uma região e o sistema de transporte ferroviário. O arranjo da sua infraestrutura física é essencial para que o transbordo de mercadorias se realize com eficiência e corrobore para competitividade internacional dos produtos de exportação. Embora o modo ferroviário possua melhor eficiência energética que outros modos de transporte, no Brasil, ele ainda é pouco desenvolvido. Com a retomada de investimentos no setor ferroviário, torna-se imprescindível reconhecer as necessidades dos produtos a serem transportados por meio das ferrovias, com ênfase nos pontos de acesso ao referido sistema. Sob esse aspecto, esta dissertação tem como principal objetivo desenvolver uma metodologia para a identificação da aptidão dos terminais ferroviários de carga, fundamentada na Teoria Decisional utilizada em estudos da psicologia vocacional voltados à escolha, bem como no sistema de avaliação da aptidão agrícola de terras. A estrutura da pesquisa, centrada em aspectos multidisciplinares aplicáveis ao transporte, permitiu sobrepor informações sobre a infraestrutura de transporte ferroviária, o potencial produtivo e a aptidão agrícola de terras da área de estudo da Ferrovia Norte-Sul. Como resultado, foi possível sinalizar diretrizes relativas ao tipo de terminal apropriado para o transporte dos produtos da região estudada. Assim, confirmou-se a importância da proposta por comprovar a viabilidade da metodologia. Dessa maneira, constatou-se, por meio da metodologia proposta, que é possível identificar a aptidão de um terminal ferroviário de carga flexível, por meio de abordagens multidisciplinares, para atender o dinamismo produtivo das áreas onde serão implantados esses terminais. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The railroad loading terminals are points of access between a region and the railroad transportation system. The arrangement of its physical infrastructure is essential so that the transportation of goods may be done with effectiveness and in good timing, which will improve the international competitiveness of the products exported. Though the railroad way may be more energy efficient than other ways of transportation, in Brazil, it has yet to be adequately developed. With the recovering of investments in the railroad sector, it becomes essential to recognize the needs of the products to be transported through the railroads, with emphasis in the points of access to the above-mentioned system. Under this aspect, this dissertation's main goal is to develop a methodology to identify the loading capacity of the railroad terminals, based on the Theory of Decision used in vocational psychology studies based on choice, as well as in the system of evaluation of the agricultural capacity of the land. The structure of this research, centered in multidisciplinary aspects applicable to the transportation system, has allowed the positioning of data about the railroad transportation infrastructure, the productive potential and the agricultural capacity of the land in areas of influence on the South-northern Railroad. As a result, it was possible to signal directives related to the type of terminal appropriated for the transportation of products in a determined area. This way, the importance of the proposal was confirmed as it proved the viability of the methodology. Then it was noticed, throughout the proposed methodology, that it is possible to identify the flexible loading capacity of a railroad terminal, using multidisciplinary approaches, in order to attend the productive energy of the areas where these terminals will be introduced.
Appears in Collections:ENC - Mestrado em Transportes Urbanos (Dissertações)

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