Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/7990
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_SociedadeAprendizagem.pdf135,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Sociedade da aprendizagem : informação, reflexão e ética
Outros títulos: Learning society : information, reflection, and ethics
Autor(es): Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
Tescarolo, Ricardo
Assunto: Informação
Conhecimento
Reflexão (Filosofia)
Ética
Data de publicação: Set-2004
Referência: GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias; TESCAROLO, Ricardo. Sociedade da aprendizagem: informação, reflexão e ética. Ciência da Informação, Brasília, v. 33, n. 3, p.35-40, set./dez. 2004. Disponível em: <http://revista.ibict.br/ciinf/index.php/ciinf/article/view/582/527>. Acesso em: 22 maio 2011.
Resumo: Neste artigo discute o pensamento reflexivo como fator decisivo na produção do conhecimento. São apresentadas concepções que tratam da natureza da informação e do conhecimento, discutindo-se a aprendizagem como forma de acesso à emergente sociedade, por essa razão denominada ‘sociedade da aprendizagem’. Conclui-se que, no contexto atual de profundas transformações, o pensamento reflexivo será efetivo se inspirado na ética, condição fundamental para a emancipação humana. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This article discusses the reflexive thinking, considered as an effective condition in knowledge production. Some of the concepts presented deal with the nature of information and knowledge, discussing the fundamental participation of learning as a way of access for an emergent society, for this very reason called ‘learning society’. The conclusion is that, in the present context of deep transformations, the reflexive thought shall be effective if based on ethics, a fundamental condition for emancipation of mankind.
Aparece nas coleções:FCI - Artigos publicados em periódicos

Mostrar registro completo do item Recomendar este item Visualizar estatísticas



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons