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Título: Calvin e Hobbes contra o mundo : reflexões sobre a obra de Bill Waterson
Autor(es): Ribeiro Júnior, Josaías Cardoso
Orientador(es): Oliveira, Selma Regina Nunes
Assunto: Caricaturas e desenhos humorísticos
Comunicação visual
Análise do discurso
Data de publicação: 19-Mai-2011
Referência: RIBEIRO JÚNIOR, Josaías Cardoso. Calvin e Hobbes contra o mundo: reflexões sobre a obra de Bill Waterson. 2011. 146 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Este trabalho analisa a tira em quadrinhos Calvin e Haroldo usando como base os estudos sobre o imaginário, e fazendo uso de outras ferramentas como a análise do discurso, estudos sobre representações sociais e psicologia infantil. Identificou-se sentidos do discurso de Bill Waterson em cada um dos personagens de sua tira, tanto os protagonistas Calvin e seu tigre, quanto dos coadjuvantes. Analisa-se como Waterson trata de questões existenciais (Deus, homem, autoridade, ética) usando o cotidiano de um garoto de seis anos para tratar dessas questões. É estudado também o relacionamento entre o garoto e os outros personagens, mostrando como esse diálogo entre o menino e o mundo ao seu redor revela a visão de mundo de Waterson, além de construções e representações sociais reproduzidas e reelaboradas pelo cartunista. Por fim, tendo em vista que a escolha dos nomes dos protagonistas Calvin e Haroldo (Hobbes, originalmente) vem dos pensadores João Calvino e Thomas Hobbes, usa-se o que foi constatado nessa pesquisa inicial para comparar o discurso de Bill Waterson com o pensamento de Thomas Hobbes e João Calvino. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research analyzes the Calvin and Hobbes comic strip using as base the studies on the imaginary, and using other tools as well, such as the discourse analysis, studies on social representations and child psychology. It was identified meanings in the discourse of Bill Waterson in each of the comic characters, from the main ones, Calvin and his tiger, to the secondary characters. It is analyzed how Waterson treats existential issues (God, man, authority, ethics) using the daily life of a six-year-old boy to deal with these issues. It is also studied the relationship of the boy with the other characters, showing how this dialog between the boy and the world around him reveals Waterson’s worldview, and social constructions and representations reproduced and reworked by the cartoonist. Finally, bearing in mind that the choosing of the characters names, Calvin and Hobbes, came from thinkers John Calvin and Thomas Hobbes, it is used what was found in this initial research to compare the discourse of Bill Waterson with the thought of Thomas Hobbes and John Calvin.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2011.
Aparece nas coleções:FAC - Mestrado em Comunicação (Dissertações)

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