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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/7834
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Title: Caracterização e percepção de consumidores sobre a qualidade da carne de frango comercializada em Brasília - DF
Other Titles: Caracterization and consumer’s perception of poultry quality traded in Brasília - DF
Authors: Zamudio, Luz Haydee Bravo
Orientador(es):: Junqueira, Ana Maria Resende
Assunto:: Carne - Brasília (DF) - qualidade
Frango de corte
Comportamento do consumidor
Carne de aves
Qualidade
Avaliação
Carne de frango
Issue Date: 17-May-2011
Citation: ZAMUDIO, Luz Haydee Bravo. Caracterização e percepção de consumidores sobre a qualidade da carne de frango comercializada em Brasília - DF. 2010. xvii, 108 f., il. Dissertação (Mestrado em Agronegócios)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Abstract: O presente estudo teve como objetivo caracterizar demograficamente os consumidores de carne de frango do Distrito Federal e avaliar a percepção dos mesmos sobre atributos de qualidade da carne comercializada em supermercados da região. Para realização da pesquisa 410 questionários foram aplicados em consumidores de carne de frango no momento da compra em supermercados e hipermercados da cidade de Brasília. O questionário era composto por perguntas relacionadas à caracterização e identificação do perfil do consumidor, bem como por perguntas voltadas à identificação dos atributos considerados mais importantes pelos consumidores no momento da compra da carne de frango. Foi observado que 53% dos compradores são mulheres, possuem no mínimo curso superior completo e recebem mais de R$ 5000 mensais, 70% têm filhos e tem entre 26 e 55 anos de idade. Os cinco atributos considerados mais importantes em ordem de prioridade são: aspectos sanitários, características organolépticas/sensoriais, a preservação do produto, o risco de fraude e o manejo de resíduos no sistema produtivo. O preço foi apenas o 6º colocado. Questões como rastreabilidade/certificação, marca, origem, bem-estar animal foram considerados menos importantes pelos consumidores. A renda teve efeito significativo na maneira como esse consumidor observa questões relacionadas ao aspecto sanitário e rótulos. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research aimed to identify the profile of poultry consumers of Distrito Federal and to evaluate their perception concerning meat quality. In order to obtain the data, 410 consumers were interviewed in super and hipermarkets in the city of Brasília. The questionnaire was composed by questions aiming to characterize the consumers and also to identify the most important quality attributes, considering the consumers’ point of view. It was observed that 53% of the consumers were highly educated women, with a salary higher than R$ 5,000 per month, 70% had children, and were between 26 and 55 years of age. The five most important quality attributes to consumers were: sanitary aspects, sensorial characteristics, product conservation in the market, fraud, residues disposal. Price was only mentioned in sixth place. Traceability/certification, brand, origin, animal well-fare were considered less important by the interviewed consumers. Income had a positive and significant effect on how these consumers perceive sanitary aspects and label information. _______________________________________________________________________________ RESUMEN
El presente estudio tuvo como objetivo caracterizar demográficamente los consumidores de carne de pollo del Distrito Federal y evaluar la percepción de los mismos sobre atributos de calidad de la carne comercializada en supermercados de la región. Para la ejecución de la investigación fueron aplicados 410 cuestionarios a consumidores de carne de pollo en el momento de la compra en supermercados e hipermercados de la ciudad de Brasília. El cuestionario estuvo conformado por preguntas relacionadas a la caracterización e identificación del perfil del consumidor, así como por preguntas dirigidas a la identificación de los atributos considerados más importantes por los consumidores en el momento de la compra de carne de pollo. Se observó que 53% de los compradores son mujeres, que poseen como mínimo curso superior completo y reciben más de 5000 reales mensuales, 70% tienen hijos y tienen entre 26 y 55 años de edad. Los cinco atributos considerados más importantes en orden de prioridad son: aspecto sanitario, características organolépticas/sensoriales, la preservación del producto, el riesgo de fraude y el manejo de residuos en el sistema productivo. El precio fue apenas el 6º en ser colocado. Cuestiones como rastreabilidad/certificación, marca, origen, bien-estar animal fueron considerados menos importantes por los consumidores. La renda tuvo efecto significativo en la manera como este consumidor observa cuestiones relacionadas al aspecto sanitario e información en los rótulos.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2010.
Appears in Collections:FAV - Mestrado em Agronegócios (Dissertações)

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