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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/7513
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Title: O Brasil no mundo e o mundo no Brasil : a formação de quadros, a produção de conhecimento e a construção da área de Relações Internacionais
Authors: Julião, Taís Sandrim
Orientador(es):: Lessa, Antônio Carlos
Assunto:: Relações internacionais - história
Ensino superior
Relações internacionais - estudo e ensino
Issue Date: 27-Apr-2011
Citation: JULIÃO, Taís Sandrim. O Brasil no mundo e o mundo no Brasil: a formação de quadros, a produção de conhecimento e a construção da área de Relações Internacionais. 2009. 161 p. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Abstract: O objetivo desta dissertação é compreender a construção da área acadêmica de Relações Internacionais no Brasil. A primeira experiência institucional data de 1974 com a abertura do curso de graduação da Universidade de Brasília. Todavia, não foi somente a partir desta iniciativa que o conhecimento de Relações Internacionais passou a ser produzido no país. Nesse sentido, buscou-se evidenciar os elementos de ordem política, econômica, social e cultural que contribuíram para que a área fosse implantada em parâmetros de relativa autonomia institucional e alcançasse um crescimento significativo a partir da década de 1990. Para tal empreendimento, foram adotados métodos qualitativos e quantitativos, balizados pela abordagem histórico-analítica. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The objective of this thesis is to understand the building of an International Relations academic area in Brazil. The first institutional experience dates back to 1974 with the opening of the undergraduate program at University of Brasilia. However, it was not only from this initiative that International Relations knowledge began to be produced in the country. Accordingly, this study highlights the political, economic, social and cultural factors in which the area was founded, becoming institutionally autonomous and achieving significant growth by the 1990s. For this project, qualitative and quantitative methods were adopted based on the historical analytical approach.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, 2009.
Appears in Collections:IREL - Mestrado em Relações Internacionais (Dissertações)

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