Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/7463
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009_JulianoSerraBarreto.pdf5,95 MBAdobe PDFView/Open
Title: Anotação automática e recomendação personalizada de documentários brasileiros - Sistema DocUnB
Authors: Barreto, Juliano Serra
Orientador(es):: Robredo, Jaime
Assunto:: Recursos audiovisuais
Recuperação da informação
Documentário (Cinema)
Multimeios - indexação
Portais da web
Issue Date: 23-Apr-2011
Citation: BARRETO, Juliano Serra. Anotação automática e recomendação personalizada de documentários brasileiros - Sistema DocUnB. 2009. 305 f., il. Tese (Doutorado em Ciência da Informação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Abstract: Apresentação de um sistema para a Recomendação Personalizada de vídeos em Arquivos Audiovisuais, viabilizado em um modelo capaz de obter índices de conteúdo em entidades multimídia e compará-los aos conteúdos de sites da Internet, de forma a direcionar a visualização de filmes documentários. O sistema implementa agentes de software com capacidade de prospecção e decisão no âmbito da Internet que, a partir de interações com usuários humanos, podem construir uma identidade e agir seletivamente para a difusão de informações sobre vídeos. Se pretende facilitar a circulação de documentários, que, de outra forma, poderiam estar limitados a exibições para um público restrito e não necessariamente atento ao conteúdo específico dos filmes. Utilizando o contexto profissional acadêmico para determinar preferências quanto a materiais audiovisuais, foi realizada a recomendação baseada no conteúdo de filmes selecionados do acervo da Universidade de Brasília. O trabalho explora a difusão de filmes em interfaces interativas de rede e a personalização da recomendação em comunidades virtuais, com o objetivo de aumentar a significância dos documentos, por meio da análise de audiovisuais e de links, de forma a ampliar os pontos de acesso a documentários brasileiros. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
A new system for repositories and media objects capable of dynamic and selfregulated performance is introduced. Based on interaction with other documents and with humans, agents integrated to the database are able to build an identity and do its own selective dissemination. A preliminary model is proposed, being it capable of yielding indexes related to a small domain and compare it to the multimedia contents, in order to provide a new semantic way to the visualization of movies. The system uses agents that are directly connected a products thus shaping new single objects with seeking and decision making abilities. The purpose of having such a system is to increase the broadcasting of Brazilian documentaries, that would otherwise be restricted to a limited and not necessarily motivated audience in terms of the particular content of the movie. Our proposition of a new method of distribuition of movies explores semantic relationships with their audience and the new technology for film difusion on the Internet.
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2009.
Appears in Collections:FCI - Doutorado em Ciência da Informação (Teses)

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/7463/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.