Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/7358
Título: Expressividade intervalar nos poesilúdios de Almeida Prado
Autor(es): Sant'Ana, Edson Hansen
Orientador(es): Volpe, Maria Alice
Assunto: Prado, Almeida - música
Música - análise, apreciação
Data de publicação: 9-Abr-2011
Data de defesa: 24-Ago-2009
Citação: SANT'ANA, Edson Hansen. Expressividade intervalar nos poesilúdios de Almeida Prado. 2009. 363 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: Este trabalho visa formar um corpus de entendimento da ordem dos materiais construídos a partir da lógica de intervalos. Os intervalos recorrentes são entendidos também como marca indelével no aspecto de conferir unidade e coesão da obra. Os vários sistemas musicais - tonal, modal, atonal, serialismo livre e transtonalismo - tal vinculação ocorre por uma ordem de organizações intervalares que farão tais intervalos estar dentro de um sistema ou outro, ou na intersecção ou margem dos mesmos sistemas. Determinados tipos de intervalos são recorrentes, em cuja recursividade nota-se uma intenção e um planejamento no decurso da composição. Portanto essa ordem de padrões e recursividade define-se como a expressividade intervalar num sentido ampliado do termo cunhado pelo próprio compositor. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work aims to form a corpus of understanding of the order of the materials built starting from the logic of intervals. The recurring intervals are also understood as indelible mark in the aspect of checking unit and cohesion of the work. The several musical systems - tonal, modal, atonal, free serials and transtonalism - such entailment happens for an order of organizations intervals that will make such intervals to be inside of a system or another systems or in the intersecion or margin of the same systems. Certain types of intervals are recurring in a process where is noticed an intention and a planning in the course of the composition. Therefore that order of patterns are defined as the intervalar expressivity in an enlarged sense of the term brotherin- law by the own composer.
Descrição: Dissertação (mestrado)–Universidade de Brasília, Instituto de Artes, 2009.
Aparece nas coleções:IdA - Mestrado em Música (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_EdsonHansenSantana.pdf8,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.