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Título: “Um galo sozinho não tece um (a)manhã” : o papel de uma associação de professores de inglês no desenvolvimento da competência profissional de seus associados
Outros títulos: “A lonely rooster cannot bring on a new dawn” : the role of a FL teachers' association in the professional development of its associates
Autor(es): Alencar, Elisa Borges de Alcântara
Orientador(es): Almeida Filho, José Carlos Paes de
Assunto: Professores - língua estrangeira
Professores - formação
Data de publicação: 25-Mar-2011
Referência: ALENCAR, Elisa Borges de Alcântara. “Um galo sozinho não tece um (a)manhã”: o papel de uma associação de professores de inglês no desenvolvimento da competência profissional de seus associados. 2010. 299 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: Este estudo teve por objetivo identificar a influência do trabalho de uma associação de professores de inglês no desenvolvimento da competência profissional de seus associados. Também teve o intuito de promover mudanças nas ações da associação, assim como nas ações dos professores associados mediante a análise dos dados de todos os envolvidos no processo de formação. Este trabalho foi norteado por dois eixos teóricos: o primeiro é a História do Ensino de Línguas no Brasil que possibilitou um amplo conhecimento sobre a trajetória profissional dos professores de língua inglesa além de uma reflexão sobre avanços e retrocessos nesta área. O segundo foi o modelo reflexivista que preconiza a reflexão sobre a prática, a autonomia dos professores rumo a valorização das teorias vindas de sua práxis, a capacidade de ser crítico e buscar competências que proporcionem desenvolvimento profissional. É uma investigação qualitativa e configura-se como uma pesquisa-ação. Foi desenvolvida em quatro escolas durante o segundo semestres de 2009 e primeiro de 2010, envolvendo também a diretoria da APLITINS. Os dados discutidos foram obtidos por meio de entrevistas, observação de aulas com notas de campo, gravação em áudio, gravação em vídeo de dois seminários, análise documental, sessões reflexivas, e conversas informais. Após analisar os dados, os resultados apontam que a Associação é um agente importante para a continuidade de sua formação. Os participantes buscam na APLITINS, primordialmente, aprimorar sua competência lingüístico-comunicativa, inovações metodológicas para suas aulas, além de motivação e auto-estima. O estudo também apontou que a Associação não é a única provedora da formação e que outros agentes influenciam a prática docente. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study aimed to identify the influence of the work of an association of English teachers in developing the professional competence of its members. It also aimed to promote changes in the actions of the association, as well as the actions of member teachers through the analysis of data from all those involved in the training process. This work was guided by two themes: the first is the History of Language Teaching in Brazil, which enabled a broad overview of the history of professional English teachers and a reflection on the advances and setbacks in this area. The second was the reflective model which advocates reflexive practice, the autonomy of teachers in conceiving theories that originate in their practice, the ability to be critical and seek competencies that lead to their professional development. This qualitative inquiry also draws on action research tools. It was developed in four schools during the second half of 2009 and first half of 2010, and also involved the board of APLITINS. The data was obtained through interviews, classroom observations with field notes, audio recordings and video recordings of two seminars, document analysis, reflection sessions and informal conversations. After analyzing the data, the results indicate that the Association is an important agent in the continued training of its members. Participants look at APLITINS primarily to enhance their linguistic and communicative competence, to seek methodological innovations for their classes, in addition to motivation and self-esteem. The study also noted that the Association is not the sole provider of training and other agents influence their teaching practice.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2010.
Aparece nas coleções:PGLA - Mestrado em Linguística Aplicada (Dissertações)

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