Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/7128
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_EleicoesOpiniaoPublicaMidia.pdf1,16 MBAdobe PDFView/Open
Title: Eleições, opinião pública e mídia : reflexões a partir das eleições brasileiras de 2002
Authors: Miguel, Luis Felipe
Assunto:: Comunicação de massa
Eleições
Política - Brasil
Opinião pública
Issue Date: Apr-2003
Citation: MIGUEL, Luis Felipe. Eleições, opinião pública e mídia: reflexões a partir das eleições brasileiras de 2002. Política & Sociedade, v. 2, n. 2, p. 41-66, abr. 2003. Disponível em: <http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/politica/article/view/4954>. Acesso em: 21 fev. 2011.
Abstract: Os meios eletrônicos de comunicação ocupam um papel central nos processos eleitorais contemporâneos. Eles fornecem a maior parte das informações a partir das quais os eleitores fazem suas escolhas - e também são, cada vez mais, o meio através do qual os candidatos se dirigem ao público. No caso brasileiro, a importância da mídia de massa é ainda maior, dados a enorme penetração do rádio e da televisão, a fraca taxa de escolarização e o baixo enraizamento dos partidos políticos. As eleições gerais de 2002 revelaram modificações no padrão de relacionamento entre a mídia e os candidatos. Em vez do alinhamento das principais emissoras, sobretudo da Rede Globo, com um candidato, houve o esforço para extrair, de todos, compromissos com políticas conservadoras.
Appears in Collections:IPOL - Artigos publicados em periódicos

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/7128/statistics">



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons