Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/7126
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_MariaDeniseDouradodaSilva.pdf4,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Educação física, formação e ensino : uma análise da proposta da FEF/UnB
Autor(es): Silva, Maria Denise Dourado da
Orientador(es): Suassuna, Dulce Maria Filgueira de Almeida
Assunto: Professores de educação física
Educação física - estudo e ensino
Data de publicação: 15-Mar-2011
Referência: SILVA, Maria Denise Dourado da. Educação física, formação e ensino: uma análise da proposta da FEF/UnB. 2010. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo geral analisar a proposta de formação do curso de licenciatura da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília e, como objetivos específicos: a)identificar e analisar a relação estabelecida entre o conhecimento técnico e o conhecimento humanístico na formação do licenciado, considerando neste particular os conhecimentos filosófico e de sociedade e b)verificar e analisar se há uma orientação teóricometodológica em relação ao objeto de estudo da Educação Física. Para tal, a metodologia utilizada teve como delineamento a pesquisa documental com abordagem qualitativa. Os documentos selecionados foram catalogados e analisados conforme análise dos aspectos centrais de cada um deles. Os resultados mostraram que na proposta de formação analisada, não existe unidade de formação com algumas disciplinas que intentam superar a visão de homem descontextualizado e outras tratando do homem em seu aspecto mecânico. Em relação aos conhecimentos da formação, há a preponderância do conhecimento técnico e dentro do conhecimento humanístico há o predomínio do conhecimento do ser humano em detrimento do conhecimento filosófico e de sociedade, voltando-se a uma proposta teórico-metodológica eclética que não apresenta clareza em termos de orientação do objeto de estudo da Educação Física, fazendo-se referência ora ao movimento humano, ora ao ser humano em movimento. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This paper aims at analyzing the proposed formation of the degree course at the Faculty of Physical Education, University of Brasilia, and as specific objectives: a) identify and analyze the relation between technical knowledge and humanistic knowledge in the formation of the licensee, considering this particular philosophical knowledge society and b) to verify and analyze whether there is a theoretical and methodological guidance regarding the object of study Physical Education. To this end, the methodology was to design documentary research and qualitative approach. The selected documents were cataloged and analyzed as analysis of key aspects of each. The results showed that the proposed formation being analyzed, there is no unity of training with some subjects that attempt to overcome the decontextualized vision of man and other man in his dealing with the mechanical aspect. In relation to knowledge of training, there is a preponderance of technical knowledge and within the humanistic knowledge there is a predominance of human knowledge at the expense of philosophical knowledge and of society, turning to an eclectic theoretical and methodological proposal that has no clarity terms of orientation of the object of study for physical education, making reference either to human movement, sometimes to humans in motion.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2010.
Aparece nas coleções:FEF - Mestrado em Educação Física (Dissertações)

Mostrar registro completo do item Recomendar este item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.