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Título: A autoavaliação proposta pelo SINAES no contexto de mudanças da educação profissional e tecnológica : um estudo de caso no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais
Autor(es): Souza, Valesca Rodrigues de
Orientador(es): Kipnis, Bernardo
Assunto: Ensino profissional
Avaliação institucional
Avaliação educacional
Data de publicação: 11-Mar-2011
Referência: SOUZA, Valesca Rodrigues de. A autoavaliação proposta pelo SINAES no contexto de mudanças da educação profissional e tecnológica : um estudo de caso no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais. 2010. 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: Em observância à realidade vivenciada pelos Institutos Federais, esta pesquisa abordou a temática da Avaliação Institucional, especificamente, o processo de autoavaliação no contexto das mudanças institucionais do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG. Neste sentido, buscou-se observar as mudanças institucionais porque passaram os Campi Januária e Salinas do IFNMG, e como essas mudanças incidiram sobre a identidade institucional e o processo de autoavaliação. Para tanto, verificou-se como se deu o desenvolvimento do processo de autoavaliação no IFNMG, após a implantação da educação superior (período 2004-2009), a partir do modelo de Avaliação Institucional proposto pelo SINAES. Com base nos discursos coletados através de entrevista gravada com os gestores institucionais e com os membros da CPA foi possível construir um histórico memorialístico do percurso dos campi Salinas e Januária, a partir das visões subjetivas daqueles que vivenciaram os muitos processos de mudanças porque passaram os dois campi. A pesquisa identificou que as instituições pesquisadas, apesar de terem sido criadas a partir do mesmo fundamento, oferecer o ensino profissional de base agrícola, e em suas histórias enquanto instituições de ensino seguirem um percurso semelhante, tiveram suas concepções diferenciadas quando da “cefetização” da antiga EAFJanuária. Percebeu-se que a “cefetização”, que permitiu a abertura de vários cursos superiores, foi para a antiga EAFJanuária um possibilitador do desenvolvimento institucional, enquanto a EAFSalinas, mesmo buscando cefetizar, continuou como escola agrotécnica podendo oferecer somente um curso superior. Assim, foi possível observar que as mudanças institucionais influenciaram as concepções pedagógicas e de trabalho nas duas instituições, bem como incidiram sobre a condução do processo de autoavaliação por essas. Apesar das dificuldades de infraestrutura na condução do processo de autoavaliação, ressaltadas pela maioria dos membros da CPA, a Avaliação Institucional foi considerada por estes como possibilitadora de “melhoria” institucional. Assim, os entrevistados, demonstrando consciência de que a Avaliação Institucional é um processo gradativo de aprendizagem coletiva, vislumbraram para o IFNMG um processo de autoavaliação de caráter dialógico, pensando em uma articulação coletiva do processo entre as CPA de cada campus e a CPA central, sediada na Reitoria. ________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
In observance to the reality experienced by the Federal Institutes, this study approached the issue of Institutional Assessment, specifically, the process of self-assessment in the context of the institutional changes of the “Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG”. In this sense, searched to observe the institutional changes in which the Campus of Januária and Salinas IFNMG become, and how these changes impacted on the institutional identity and self-assessment process. For this, it was verified the development of the self-assessment in IFNMG after the implementation of higher education (2004-2009) from the model proposed by the Institutional Evaluation SINAES. Based on the collected through recorded interviews with institutional managers and members of the CPA was possible to build a historical memorialistic the course of the Januária and Salinas campuses, from the subjective views of those who experienced the many processes of change in which become both campuses become. The survey showed that the institutions surveyed, despite having been created from the same plea, offer vocational education of agricultural base, and their stories as educational institutions follow a similar route, had their different conceptions of “cefetização” when the old EAFJanuária . It was noticed that the “cefetização”, which allowed the opening of several courses, went to the old EAFJanuária an enabler of institutional development, while EAFSalinas even looking “cefetizar” continued as agro-technical school may offer only one college. Thus, it was observed that the institutional changes influenced educational ideas and work in both institutions, and focused on the conduct of the self-assessment by these. Despite the difficulties of infrastructure in the conduct of the self-assessment, highlighted by most members of the CPA, the Institutional Assessment was considered by them as enabler of "improving" institutional. Thus, respondents, demonstrating awareness of the Institutional Evaluation is a gradual process of collective learning, recognized for IFNMG a process of self-assessment of the character of dialogue and thinking about a collective articulation of the process between each of the CPA and the CPA central campus, located in the Rectory.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2010.
Aparece nas coleções:FE - Mestrado em Educação (Dissertações)

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