Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/6990
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_JorgeOsvaldoAlvesdeLimaTorres.pdf1,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Proposta de uma solução de Business Intelligence para a gestão da produção de serviços de tecnologias da informação com base no padrão de gerência de redes ISO/IEC 74984
Autor(es): Torres, Jorge Osvaldo Alves de Lima
Orientador(es): Sousa Júnior, Rafael Timóteo de
Assunto: Redes de computação - gerência
Tecnologia da informação
Data de publicação: 2-Mar-2011
Data de defesa: 4-Jun-2010
Referência: TORRES, Jorge Osvaldo Alves de Lima. Proposta de uma solução de Business Intelligence para a gestão da produção de serviços de tecnologias da informação com base no padrão de gerência de redes ISO/IEC 74984. 2010. 119 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta para gestão dos serviços na área da produção de Tecnologia da Informação (TI), através da utilização de uma base de dados unificada e conceitos da gerência de redes ISO/IEC 7498-4, de DW (Data Warehouse) e BI (Business Inteligence). O presente estudo baseia-se no princípio que a informação e o conhecimento são recursos importantes para uma organização no gerenciamento dos seus processos de negócio. Para tanto um conjunto de boas práticas devem ser seguidas com a finalidade de garantir o atendimento às necessidades do negócio alinhadas à governança de TI. As abordagens comerciais a respeito de BI se interessam, de uma forma geral, pelas integrações das diferentes arquiteturas tecnológicas existentes. A abordagem mais completa é que o BI sempre esteja incorporado ao planejamento estratégico da organização e aos processos de gerenciamento táticos e operacionais voltados ao negócio. Neste contexto, este trabalho propõe para o controle dos serviços na área de produção de TI, uma solução de BI para integração das informações que possam gerar uma gestão colaborativa do conhecimento. Para isto são abordados conceitos do modelo de referência OSI, documento ISO/IEC 7498-41, os quais servirão como base para o modelo de gerenciamento de falhas nas etapas de processamento dos diversos sistemas sob a gestão da área de produção de TI. Através desta visão busca-se oferecer informações estratégicas alinhadas ao modelo de negócio nos níveis de profundidade necessários para as tomadas de decisões. __________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work aims to propose a business intelligence (BI) solution for managing the production of Information Technology (IT) services, by means of a unified data warehouse and management specifications from the ISO/IEC 7498-4 standard. The principle underlying this study is that information and knowledge management regarding IT resources and services is an important contributor to the management of an organization business process. In consequence, best IT practices must be followed so as to accomplish the alignment of business needs to the IT governance. Many approaches concerning BI solutions, in general, are aimed to integrate different technology architectures. But a more adequate approach is to develop the BI solution integrated to the organization strategic planning and to the business operational and tactical management processes. In this context, this work proposes to control the IT services production, by means of a collaborative information management BI solution. The ISO/IEC 7498-4 is used as the basis of the management model, specifically regarding fault management, and its processing through the production process stages by several systems. This way the basic information is aligned to the business model with the necessary depth level to support decision taking.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2010.
Aparece nas coleções:ENE - Mestrado em Engenharia Elétrica (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.