Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/688
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EVENTO_ArquiteturaImplementacao.pdf257,17 kBAdobe PDFView/Open
Title: Arquitetura e implementação de conteúdos através da tecnologia EVM.net no portal do Departamento de Ciência da Informação e Documentação da Universidade de Brasília (CID/UnB)
Authors: Miranda, Antonio
Simeão, Elmira
Assunto:: Arquitetura da informação
Comunicação extensiva
Glossário eletrônico
Portais da web
Issue Date: 2006
Citation: MIRANDA, Antonio; SIMEÃO, Elmira. Arquitetura e implementação de conteúdos através da tecnologia EVM.net no portal do Departamento de Ciência da Informação e Documentação da Universidade de Brasília (CID/UnB). In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DE BIBLIOTECÁRIOS, 13., 2006, Guadalajara. Anais... Guadalajara: Universidad de Guadalajara, 2006.
Abstract: A arquitetura do Portal do Departamento de Ciência da Informação e Documentação da Universidade de Brasília (CID/UnB) - www.cid.unb.br, que reúne estudantes de Arquivologia, Biblioteconomia e pós-graduandos em Ciência da Informação, além de professores e especialistas destas áreas e técnicos em informática, foi concebida priorizando a inserção de produtos e serviços de informação que contemplem o modelo de Comunicação Extensiva em rede. As plataformas usadas como ferramentas de gerenciamento de informações na web pressupõem uma reorganização do conceito de documento, pois embora funcionem baseadas em processos tradicionais, abrem possibilidades diferentes de coleta e armazenamento de dados, com métodos que impõem uma nova ordem para protocolos de produção e organização de acervos. Este artigo relata pesquisas que poderão servir de referência aos que desejam explorar a temática do tratamento da informação digital, sob o foco da Biblioteconomia e da Ciência da Informação. Focaliza o uso da EVM.net, ferramenta utilizada no desenvolvimento dos projetos e o gerenciamento dos dados acontece através da articulação entre os diversos módulos de sua base de dados. A atualização dos módulos acontece através dos alimentadores de conteúdos e a construção da base visa facilitar o controle, recuperação e disseminação da produção científica do Departamento. Entre os principais produtos destacam-se o glossário eletrônico (glossário geral de termos vinculados a Arquivologia, Biblioteconomia e Ciência da Informação), o Manual do Aluno de Biblioteconomia, a base de dados de Monografias de Graduação em Biblioteconomia, uma Bibliografia de dicionários brasileiros. Ainda em implementação os Estudos Avançados em Ciência da Informação e o projeto de digitalização do acervo da Revista de Biblioteconomia de Brasília e as Teses e Dissertações de Mestrado e Doutorado do CID.
Appears in Collections:FCI - Trabalhos apresentados em eventos

Show full item record Recommend this item " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/688/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.