Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/6438
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_RepetibilidadeParâmetrosEspaço-temporaisMarcha.pdf179,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Repetibilidade dos parâmetros espaço-temporais da marcha : comparação entre crianças normais e com paralisia cerebral do tipo hemiplegia espástica
Outros títulos: Repeatability of spatiotemporal gait parameters : comparison between normal children and children with hemiplegic spastic cerebral palsy
Autor(es): David, Ana Cristina de
Dini, Patrícia de Deus
Assunto: Marcha humana
Crianças
Paralisia cerebral
Repetibilidade
Data de publicação: Mai-2009
Referência: DAVID, Ana Cristina de; DINI, Patrícia de Deus. Repetibilidade dos parâmetros espaço-temporais da marcha: comparação entre crianças normais e com paralisia cerebral do tipo hemiplegia espástica. Revista brasileira de fisioterapia, São Carlos, v.13, n.3, p.215-222, 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbfis/v13n3/aop029_09.pdf>. Acesso em: 5 jan. 2011. doi: 10.1590/S1413-35552009005000031.
Resumo: Objetivo: Avaliar a repetibilidade das medidas dos parâmetros espaço-temporais da marcha por meio de um estudo comparativo entre crianças normais e crianças com paralisia cerebral (PC). Métodos: A amostra foi composta por 17 crianças divididas em dois grupos: um grupo de nove crianças com PC do tipo hemiplegia espástica e um grupo com oito crianças normais que foram avaliadas pelo mesmo pesquisador em duas sessões diferentes, com intervalo de uma semana entre as sessões. As crianças caminharam em velocidade autosselecionada e foram utilizadas seis tentativas nas sessões 1 e 2 para representar a média. Para registro dos parâmetros espaço-temporais, foi utilizado o sistema Peak Motus, com duas câmeras de vídeo SVHS com taxa de aquisição de 60  Hz. Coeficiente de correlação intraclasse (ICC) e limites de concordância de Bland-Altman foram escolhidos para análise dos dados. Resultados: Os resultados demonstraram que as crianças com PC apresentaram menor velocidade e comprimento do ciclo do que as crianças normais para as sessões 1 e 2. Para todos os parâmetros espaço-temporais, os dois grupos apresentaram valores de ICC de excelentes a moderados, ou seja, maior do que 0,70. Conclusão: Pode-se concluir que os dois grupos apresentaram níveis bons de repetibilidade para todos os parâmetros analisados quando seis tentativas foram utilizadas para representar a média. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
Objective: To evaluate the repeatability of spatiotemporal gait parameters by means of a comparative study between normal children and children with cerebral palsy (CP). Methods: The sample consisted of 17 children divided into two groups: a group of nine children with spastic hemiplegia CP and a group of eight normal children. The children were evaluated by the same researcher in two different sessions, with a one-week interval between the sessions. The children walked at self-selected velocities, and six attempts were performed at each session to represent the average. To record the spatiotemporal parameters, the Peak Motus system was used with two SVHS video cameras with an acquisition rate of 60 Hz. The intra-class correlation coefficient (ICC) and Bland-Altman concordance limits were chosen for data analysis. Results: The results demonstrated that the children with CP presented lower velocity and shorter cycles than the normal children in sessions 1 and 2. For all the spatiotemporal parameters, the two groups presented moderate to excellent ICC values, i.e. greater than 0.70. Conclusion: It can be concluded that the two groups presented good levels of repeatability for all the parameters analyzed when six attempts were used to represent the average.
DOI: 10.1590/S1413-35552009005000031
Aparece nas coleções:FEF - Artigos publicados em periódicos

Mostrar registro completo do item Recomendar este item Visualizar estatísticas



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons