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Title: Da cultura da diferença à diferença das culturas : a apropriação do conceito de cultura no discurso de primatólogos
Authors: Sá, Guilherme José da Silva e
Assunto:: Cultura
Primatólogos
Antropologia da ciência
Issue Date: 2005
Citation: SÁ, Guilherme José da Silva e. Da cultura da diferença à diferença das culturas: a apropriação do conceito de cultura no discurso de primatólogos. Ilha: revista de antropologia, Florianópolis, v. 7, n. 1-2, p. 257-278, 2005. Disponível em: <http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/ilha/article/view/1587/1345>. Acesso em: 23 dez. 2010.
Abstract: Historicamente, a Antropologia, entre as ciências sociais, tem conservado o usufruto do monopólio do conceito de cultura. Contudo, a ciência contemporânea apresenta problemas que revitalizam o debate acerca da abrangência desse conceito. De um lado, as recentes descobertas da biologia molecular indicam grande similaridade entre os genomas de seres humanos e de outros grandes primatas, de outro, a biologia comportamental e alguns primatólogos efetivam essa aproximação utilizando o termo “cultura” para classificar e categorizar as atividades dos grupos que pesquisam. A “cultura”, como a concebemos hoje, é plural, mas será possível expandir o seu alcance de um plano interétnico em direção a um interespecífico? Proponho empreender uma incursão ao tema das apropriações do conceito de cultura por primatólogos segundo uma perspectiva relativista, sugerindo que a antropologia assuma uma postura mais inclusiva das noções de “cultura” emergentes, e criticando a idéia associativa e equivalente de “cultura” entre humanos e outros primatas. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Historically, the Anthropology, among the social sciences, it has been conserving the usufruct of the monopoly of the culture concept. However, the contemporary science presents problems that revitalize the debate concerning the inclusion of this concept. At one side, the recent discoveries of the molecular biology indicate great similarity among the human being genomes and of other great primates, from the other, the behavior biology and some primatologists execute this approach using the term culture to classify and to arrange the activities of the groups that research. The cultures, how we conceive it today, it is plural, but will it be possible to expand its reach from an inter-ethnic plan towards an inter-specific one? I intend to undertake an incursion to the theme of the appropriations of the culture concept by primatologists according to a relativist perspective, suggesting that the anthropology assumes a more inclusive posture of the emerging culture notions, and criticizing the associative and equivalent idea of culture between humans and other primates.
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